Skip to main content
CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide

By 2 de maio de 2017julho 15th, 2020No Comments

Campanha 2020 – Tema: Tireoide e Covid-19

Seguindo as orientações das organizações de saúde para a prevenção da Covid-19, o Departamento de Tireoide teve que mudar o formato da campanha da Semana Internacional da Tireoide, que acontece de 25 a 29 de maio de 2020.

As ações este ano serão apenas virtuais. O tema também foi modificado e direcionado aos esclarecimentos e divulgação de informações relacionadas ao novo coronavírus. Alertas, dicas e orientações sobre os cuidados dos pacientes com algumas disfunções tireoidianas estão sendo divulgadas nas redes sociais do Departamento.

Campanha 2019 – Tema: Tireoide e Gestação

O Departamento de Tireoide da SBEM dá início à divulgação da Semana Internacional da Tireoide de 2019. A mobilização acontece de 20 a 25 de maio e tem como tema “Tireoide e Gestação”. A coordenação está sob a responsabilidade das doutoras Patrícia de Fátima, vice-presidente do Departamento, e Fernanda Vaisman, membro da diretoria.

Este ano, além dos tradicionais canais de comunicação do Departamento (Site, Facebook e Twitter), a campanha conta também com uma nova rede social: o Instagram – @tireoidesbem. Os informes sobre a Semana de Tireoide e a divulgação das ações ficarão concentrados nesta e nas outras redes sociais do Departamento.

Campanha 2018 – Tema: Mitos e Verdades sobre a Tireoide

A campanha da Semana Internacional da Tireoide, em 2018, acontece do dia 21 a 27 de maio. Com o tema “Mitos e Verdades sobre a Tireoide”, a mobilização é organizada pelo Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Célia Nogueira.

As ações da campanha, que foi oficialmente lançada no último Encontro Brasileiro de Tireoide, em Campos do Jordão, serão divulgadas no site e nas redes sociais do Departamento; assim como o folheto informativo e os vídeos produzidos pelos organizadores.

Campanha 2017 – Tema 2017: Tenho um Nódulo na Tireoide. E Agora?

Em meados de maio acontecerá a Semana Internacional da Tireoide, entre os dias 19 a 26. O Departamento de Tireoide – presidido pela Dra. Célia Nogueira – promoverá, ao lado das Regionais da SBEM, uma série de ações para marcar a data de conscientização, que é 25 de maio.

Para a campanha deste ano, que tem como tema “Tenho um nódulo na tireoide. E agora?”, já estão programados vídeos e textos dos endocrinologistas esclarecendo as principais dúvidas sobre nódulos na tireoide.

Acompanhe as informações sobre a Semana Internacional da Tireoide no site e nas mídias sociais do Departamento.

Campanha 2016 – Tema 2016: Hormônios Tireoidianos

Maio é o mês de conscientização sobre as doenças tireoidianas. Todos os anos o Departamento de Tireoide da SBEM, presidido pela Dra. Gisah Amaral, trabalha com afinco na divulgação da campanha do Dia Internacional, cuja data é 25 de maio. Este ano não será diferente.

De acordo com o Dr. José Augusto Sgarbi, membro do Departamento, o foco da mobilização em 2016 será um alerta para a sociedade sobre o uso inadequado de hormônios tireoidianos.

O endocrinologista explicou que atualmente há uma preocupação, tanto do Departamento de Tireoide como de toda a SBEM, sobre a frequente solicitação de hormônios tireoidianos em pacientes assintomáticos ou sem nenhuma suspeita de disfunção tireoidiana.

“É cada vez mais frequente a solicitação excessiva de hormônios tireoidianos para pacientes que são totalmente assintomáticos e sem qualquer disfunção hormonal. Isso preocupa, pois em alguns casos a solicitação vem de outros profissionais de saúde que não são médicos.”

Veja mais informações sobre a Campanha 2016

Dra. Gisah Amaral e Dr. José Sgarbi esclarecem diversos pontos relativos aos hormônios tireoidianos e os detalhes das ações em 2016.

Acompanhem as atividades realizadas pelo país.

Atenção em relação às dosagens hormonais também estão entre os temas abordado pelo Departamento de Tireoide e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na campanha 2016. O posicionamento foi lançado na na XVII edição do Encontro Brasileiro de Tireoide, realizado recentemente em Gramado. Durante o evento, o presidente da SBEM, Dr. Alexandre Hohl, e a presidente do Departamento, Dra. Gisah Amaral, divulgaram o novo posicionamento da Instituição sobre a questão que está disponível no link abaixo.

Atividades 2016

As atividades pelo Dia Internacional da Tireoide seguem em todo o país. Na terça-feira (24/5), profissionais de diversas instituições distribuíram panfletos informativos e deram orientações aos pacientes sobre as questões envolvendo a tireoide.

O Dia Internacional da Tireoide começa movimentado e com diversas ações pela equipe do Departamento de Tireoide da SBEM e das Regionais da Sociedade. As atividades da quarta-feira (25/5) acontecem pela manhã e conta com o apoio de outras instituições do país. Confira como foi o Dia D da tireoide.

O último dia de trabalho da Semana Internacional da Tireoide começou bem cedo. Porém, a mobilização seguiu noite afora em algumas instituições do país. Ao final, a sensação de dever cumprido pelo Departamento de Tireoide da SBEM e pelo profissionais que participaram da campanha ao longo da semana.

A campanha de 2016 do Dia Internacional da Tireoide chegou ao fim. Foi uma semana de muito trabalho e dedicação do Departamento de Tireoide da SBEM e de todos os profissionais que estiveram envolvidos na mobilização. Ao final, um resultado positivo e a sensação de dever cumprido.

Campanha 2015

Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide. Para marcar a data, o Departamento de Tireoide da SBEM optou por esclarecer à população sobre o que é essa glândula e quais os cuidados deve ter. Internautas enviaram perguntas pelas redes sociais e os especialistas estão respondendo em vídeo. A informação confiável é uma ferramenta importante para o tratamento correto.

A presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Gisah Carvalho, comentou sobre o objetivo da campanha. “O intuito é chamar a atenção da população para a importância que esta pequena glândula tem para o funcionamento adequado de todos os órgãos e também para o desenvolvimento do feto. Além disso, orientar sobre as disfunções tireoidianas (hipo e hipertireoidismo), nódulos/câncer de tireoide e alertar que são mais comuns do que se imagina, entretanto, se forem adequadamente investigadas e tratadas, não alteram a qualidade de vida e sobrevida dos pacientes na grande maioria dos casos”.

O grupo de especialistas do site do Departamento analisou diversas perguntas enviadas. Para algumas, os endocrinologistas produziram textos que esclarecem questões, como o teste do pezinho, para outras, foram feitos vídeos esclarecendo as questões. 

Integram o grupo de endocrinologistas os doutores: Ana Luiza Maia, Laura Ward, Jose Sgarbi, Célia Nogieira, Gisah A. de Carvalho, Janete Cerutti, Mario Vaisman e Patrícia de Fátima.

Além do primeiro esclarecimento já publicado sobre o que é a tireoide – Veja o vídeo neste link – uma das perguntas mais recorrentes aborda o hiper e o hipotireoidismo. Os internautas querem saber quais as diferenças entre as duas disfunções.A proposta geral é passar informação confiável à população sobre o tema. Vejam todos os temas que serão abordados. 

Leia também:

Ação no Maracanã

  • Você sabe a diferença entre hipo e hipertireoidismo? Essa foi a pergunta mais frequente entre os internautas. O Dr. Mário Vaisman explica a questão.