CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

SBEM RJ na Semana Internacional da Tireoide

By 22 de maio de 2017 julho 15th, 2020 No Comments

Na manhã de sábado (20 de maio), a Regional da SBEM do Rio de Janeiro promoveu palestras para os profissionais no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ), em Botafogo, para das início as ações da Semana Internacional da Tireoide. A atividade teve a participação de endocrinologistas e patologistas. A mobilização seguiu ao longo da semana.

O evento teve início às 9h e foi encerrado às 13h. A presidente da SBEM-RJ, Dra. Flávia Conceição, afirmou que a ação superou as expectativas. “O resultado foi excelente. Tivemos um espaço de tempo um pouco curto para a organização, mas fazendo um balanço foi bastante positivo. Os palestrantes foram ótimos e quem participou saiu satisfeito.”

As palestras abordaram temas como a interpretação da USG nos nódulos da tireoide, a citologia e a avaliação laboratorial desses nódulos. O Dr. Ricardo Delfim e a Dras. Ana Paula Vidal e Rosita Fontes foram os palestrantes.

Antes do início das palestras, os alunos da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Nutrologia da UFRJ, sob a supervisão da Dra. Patrícia de Fátima, membro da diretoria do Departamento de Tireoide, panfletaram e orientaram a população na praia e na saída do Shopping Botafogo.

Segundo a presidente da SBEM-RJ, ao longo da semana a Regional realizará outras ações para a Semana Internacional da Tireoide. Dra. Flávia informou que haverá atividades em vários serviços credenciados para o público leigo. “Os hospitais dos Serviços Credenciados pela SBEM Rio irão esclarecer sobre nódulos na tireoide e distribuirão panfletos dentro das unidades”, finalizou.

Ações Durante a Semana

Ao longo da Semana Internacional da Tireoide os profissionais do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), do Hospital dos Servidores do Estado e da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram ações em prol da campanha. As doutoras Patrícia de Fátima, membro do Departamento de Tireoide, e Flávia Conceição, presidente da SBEM-RJ, participaram das atividades de orientação e autoexame da tireoide nos pacientes.

Dras. Patrícia de Fátima e Flávia Conceição – Hospital UFRJ

Apoio do Cinema Kinoplex

A rede de cinemas Kinoplex, no Rio de Janeiro, está exibindo vídeo sobre a campanha da Semana Internacional da Tireoide. O vídeo de 30 segundos com orientações gerais sobre a importância da glândula é promovido pela SBEM-RJ. Ele será transmitido por uma semana nos cinemas Kinoplex. Assista o vídeo aqui.

Dr. Ricardo Delfim

Dra. Ana Paula Vidal

Dra. Rosita Fontes

Equipe da Campanha da Semana Internacional da Tireoide

Alunos da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Nutrologia da UFRJ