web analytics
CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide: Ação da SBEM-PE

By 23 de maio de 2016 julho 13th, 2020 No Comments

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Pernambuco marcou presença no Parque da Jaqueira, em Recife, no último sábado (21 de maio) para esclarecer à população os mitos e verdades sobre a glândula Tireoide. Inúmeras pessoas compareceram ao evento em busca de orientações sobre o assunto. Um momento que os médicos e residentes tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, tirarem dúvidas e terem contato direto com o público.

Para Maria Amazonas, presidente local, esse tipo de ação é importante para orientar sobre as principais doenças da tireoide e pelo fato de terem surgido controvérsias sobre o uso de hormônio tireoidiano de forma indevida, principalmente manipulados. Se não houver indicação médica, pode trazer prejuízo à saúde.

“Alertar à população sobre as possíveis doenças da tireoide, que interferem desde a gestação, o desenvolvimento cerebral da criança, seu crescimento, entre outros aspectos, é fundamental”, ressaltou Gustavo Caldas, membro da diretoria da SBEM–PE e responsável pelo Departamento da Tireoide. “É preciso orientar sobre o rastreamento com os hormônios necessários, como o TSH e o T4 livre. Muitas pessoas estão dosando o T3, que não serve para rastreamento. Temos que deixar claro que a tireoide é uma glândula importante no bem-estar e funcionamento do organismo, o combustível do corpo. O diagnóstico deve ser feito por exames de sangue e em alguns casos pelas ultrassonografias a procura de nódulos quando palpáveis no exame clínico”, finalizou Caldas. 

Ellyda Duarte, residente de endocrinologia do Hospital Agamenon Magalhães, comenta que “as pessoas precisam ter conhecimento do que é a tireoide, o que significa e seu funcionamento. Como residente na área, é muito positiva a possibilidade de participar deste tipo de evento e ter contato direto com o público, poder prestar um serviço, tirar dúvidas e fazer a diferença para as mesmas”, concluiu.

,  

 ,

,   

,