Skip to main content
Semana Internacional da Tireoide

Semana Internacional da Tireoide: Ações das Regionais da SBEM

By 4 de junho de 2021julho 27th, 2021No Comments

De 24 a 28 de maio foram diversos esclarecimentos sobre a relação da tireoide e o coração, tema da campanha da Semana Internacional da Tireoide 2021. As ações aconteceram de forma online e contaram, também, com o apoio das Regionais da SBEM, que disseminaram as mensagens da campanha e participaram ativamente do movimento tireoide e coração.

Entre as atividades realizadas: o compartilhamento do material produzido pelo Departamento de Tireoide, lives, eventos online, além de diversas postagens nas redes sociais para chamar a atenção para as disfunções da tireoide e conscientizar a população.

Confira as ações.

SBEM Alagoas

A SBEM-AL promoveu uma mesa redonda virtual no dia 22 de maio para discutir a abordagem multidisciplinar dos nódulos tireoidianos. O evento foi destinado aos médicos associados.

Foram publicados, também, ao longo do mês, diversas informações sobre a tireoide no instagram da Regional, com cards e vídeos de esclarecimentos dos endocrinologistas sobre os problemas na glândula.

SBEM Distrito Federal

Lives e vídeo sobre a campanha foram realizados pela SBEM-DF. A vice-presidente da Regional, Dra. Cristiane Lima, falou em vídeo sobre a Semana Internacional da Tireoide e também participou de live abordando a relação entre tireoide e coração. O bate-papo foi com a Dra. Edna Oliveira no dia 22 de maio.

Antes, no dia 19 de maio, a Dra. Valéria Guimarães e o Dr. André Póvoa conversaram sobre tratamentos, opções e inovações relacionados às intervenções cirúrgicas na tireoide.

SBEM Espírito Santo

A Regional capixaba realizou o evento virtual com a Dra. Carolina Ferraz e com o Dr. Fabrício Vassalo sobre tireoide, no dia 20 de maio. A atividade foi pelo Zoom Meeting.

SBEM Mato Grosso do Sul

Vídeos informativos foram divulgados no Instagram da Regional abordando o tema da campanha, a questão do iodo, a importância do tratamento correto do hipotireoidismo e alertando para os riscos do uso de T3 e T4 manipulados.

SBEM Minas Gerais

Além de cards informativos, a SBEM-MG realizou uma live com o Dr. Rodrigo Lamounier (presidente da Regional), a Dra. Flávia Coimbra Pontes Maia e o Dr. Gustavo Cancela Penna para esclarecer as dúvidas sobre a tireoide.

SBEM Paraíba

A Regional paraibana programou diversas lives para a Semana Internacional da Tireoide. Os bate-papos abordaram o tema da campanha, a questão do assunto tireoide nas mídias sociais e mitos e verdades sobre disfunções tireoidianas.

Um vídeo informativo sobre os sinais de problemas na tireoide foi produzido, além de esclarecimentos de endocrinologistas sobre a relação colesterol e tireoide e hormônios tireoidianos na gestação.

SBEM Paraná

A Regional preparou uma aula online com discussão de casos clínicos com o tema da campanha. A atividade foi realizada no dia 20 de maio e faz parte do projeto Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

O Dr. Cleo Mesa, atual diretor do Departamento de Tireoide, foi palestrante, junto com a Dra. Gisah Amaral, ex-presidente do Departamento, o Dr. Hans Graf e o Dr. Abrão José Melhem Jr. Participaram também do encontro virtual a presidente da Regional, Dra. Maria Augusta Karas Zella, e o presidente do Conselho Regional, Dr. Roberto Issamu Yosida.

SBEM Pernambuco

A programação da Semana Internacional da Tireoide na SBEM-PE contou com vídeos com esclarecimentos sobre as principais questões da glândula com especialistas, live, distribuição de panfletos e cartazes da campanha em ônibus e unidades de saúde.

A presidente da Regional, Dra. Lúcia Cordeiro, participou de entrevista no canal do Youtube da Associação Médica Pernambucana para falar sobre os problemas da tireoide. Já o Dr. Luciano Albuquerque (diretor) concedeu entrevista ao programa Bom dia Pernambuco e falou sobre a campanha da tireoide.

SBEM Rio Grande do Norte

Foram publicados diversos cards informativos no Instagram da Regional abordando as disfunções da tireoide e temas como tratamento, exames e hormônios.

SBEM São Paulo

A Regional paulista programou uma série de ações virtuais para a Semana Internacional da Tireoide: aulas para as ligas de endocrinologia, vídeos informativos com especialistas, podcast e lives.

A SBEM-SP também fez uma parceria com a Viamobilidade, concessionaria da Linha 5, para realizar uma mostra informativa no metrô paulista. De 3 a 31 de maio, a população pôde conferir a exposição “Tireoide e Coração – Quando a Tireoide Fala o Coração Ouve” na Estação Adolfo Pinheiro.

Participaram das atividades o Dr. Danilo Villagelin (atual vice-presidente do Departamento), a Dra. Glaucia Mazeto (atual diretora), Dr. José Augusto Sgarbi (ex-presidente do Departamento), Dra. Carolina Ferraz (da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM), Dr. Adriano Namo Cury (presidente da Regional) e Dra. Rosália Padovani (diretora da Regional).

SBEM Sergipe

Para marcar a Semana Internacional da Tireoide, a SBEM-SE divulgou um vídeo com a presidente da Regional, Dra. Karine Almeida, destacando a campanha da tireoide e explicando a relação entre tireoide e coração.

A endocrinologista também participou da live com a cardiologista Dra. Daniela Cabral abordando as disfunções tireoidianas x risco de doenças cardiovasculares. A live aconteceu no dia 20 de maio.