web analytics
Campanhas

Dia do Endocrinologista

By 1 de setembro de 2021 No Comments

Setembro é especial para a endocrinologia brasileira. No dia 1º comemora-se o Dia do Endocrinologista, momento para destacar a importância da especialidade e de seus profissionais. A data foi escolhida por ser a fundação da SBEM, no ano de 1950.

Para marcar as comemorações, a Sociedade preparou uma série de postagens informativas nas redes sociais para a população e para estimular os seus associados a compartilharem o orgulho de ser endocrinologista.

As postagens contam com informações sobre o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) e a Prova de Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia (TEEM), que são obrigatórios para que o médico seja considerado endocrinologista; Ética; e Educação Médica Continuada.

O Reconhecimento da Data

Desde 2009, a SBEM vinha lutando pela criação do Dia do Endocrinologista. Foram diversos debates sobre o tema dentro e fora da SBEM. O assunto passou a ser incluído em atividades da Sociedade como Oficinas de Trabalho, Assembleias Gerais Ordinárias, reuniões do Conselho Deliberativos, além de matérias no site e na Folha da SBEM.

O Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade na época e atual presidente da Comissão de Comunicação Social, esteve à frente da iniciativa. Em 2010, a primeira vitória. Através da deputada Solange Almeida, foi apresentado o Projeto de Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista.

Em 2019, foi apresentado o Projeto de Lei 636, que institui oficialmente a data, e está aguardando aprovação na Câmara dos Deputados. Essa é a última etapa de aprovação para o Dia do Endocrinologista.