Skip to main content
CampanhasEm destaquePara o PúblicoSemana Internacional da Tireoide

Ações Programadas: Regionais da SBEM

By 15 de maio de 2018julho 16th, 2020No Comments

As Regionais da SBEM todos os anos participam de forma intensa da Semana Internacional da Tireoide, campanha promovida pelo Departamento de Tireoide da SBEM em conjunto com as Comissões de Campanhas Públicas e Comunicação Social da Sociedade. Este ano, não será diferente. Diversas ações estão programadas para a população e para os médicos.

A Semana Internacional da Tireoide acontece de 21 a 27 de maio. O tema de 2018 é “Mitos e Fatos sobre a Tireoide”. Confira as atividades programadas das Regionais.

SBEM Ceará

A Regional cearense irá realizar duas palestras gratuitas para médicos e estudantes de medicina. A atividade acontece no dia 16 de maio, no Unichristus Campus Parque Ecológico.  Os assuntos abordados são: nódulos na tireoide e as funções e disfunções da glândula.

Em Fortaleza, está programada – para o dia 26 de maio – esclarecimentos à população sobre o tema. A ação será no Espaço Saúde, no Norte Shopping Joquei, de 14h às 17h.

SBEM Distrito Federal

Durante a Semana Internacional, a SBEM-DF distribuirá material educativo nos hospitais da região, além de divulgar a campanha na imprensa.

SBEM Paraná

No dia 26 de maio, em Curitiba, a população recebe orientações de endocrinologistas sobre a saúde da tireoide. A ação será das 8h às 16h, na Boca Maldita.

SBEM Rio de Janeiro

Além do tradicional vídeo sobre a campanha nas redes de cinema Kinoplex, a Regional carioca realiza, no dia 19 de maio, o Simpósio de Tireoide, organizado em conjunto com o IEDE. Com a participação da Dra. Patrícia de Fátima, membro do Departamento de Tireoide, a atividade será das 8h às 15h, no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo.

No dia 24, o IEDE promove uma ação para a população no hospital. Será montada uma tenda na frenta da portaria da unidade e os médicos irão entregar folhetos informativos sobre as principais doenças da tireoide e seu diagnóstico. Os pacientes também poderão assistir um vídeo explicativo sobre o tema. Exame de palpação da tireoide também será realizado e as pessoas com suspeita de tireoidopatia serão encaminhadas para avaliação.

No mesmo dia, a Dra. Flávia Conceição (presidente da SBEM-RJ) estará no programa da Rádio Catedral falando sobre a campanha. A transmissão será direto da rádio pela Fanpage da Semana Internacional da Tireoide.

Para os médicos estão marcadas palestras no CREMERJ, no dia 28 de maio, das 18h às 21h. Os temas são: Reposição de iodo, US para screening – porque não é necessário? e T3 no hipotireoidismo: mitos e verdades.

SBEM Santa Catarina

As atividades da SBEM-SC estão programadas para os dias 25 e 26 de maio. Em Chapecó, as ações serão no Shopping Pátio Chapecó. A Liga de Endocrinologia e Metabologia do curso de Medicina da Unochapecó irá distribuir folheto informativo esclarecendo os mitos e verdades mais comuns sobre a glândula da tireoide. A coordenadora da campanha em Chapecó é a Endocrinologista Mari Cassol, professora do curso de Medicina da Unochapecó.

SBEM São Paulo

Em São Paulo, as atividades da Semana Internacional da Tireoide estão acontecendo desde o início do mês de maio. No dia 4, foi realizada uma ação no Clube da Tireoide para marcar a campanha.

Nos dias 19, 20, 22 e 24 também estão programadas ações. A população receberá orientação sobre os cuidados com a tireoide no Shopping Botucatu (19 de maio – 12h às 21h) e Plaza Avenida Shopping, em São José do Rio Preto (20 de maio – 7h às 13h). As atividades têm o apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina da Unilago e da Liga Acadêmica de Endocrinologia da UNILAGO.

O Hospital Samaritano, de São Paulo, promove uma Live com os doutores Carolina Ferraz e Antônio Bertelli sobre a Semana Internacional da Tireoide. A atividade acontece no dia 22 de maio. 

No dia 24, a campanha acontece no Anfiteatro da UNESP Botucatu, das 13h30 às 14h30. Será uma aula com orientações gerais sobre mitos e verdades da tireoide para o público leigo.