Maio é o mês em que a glândula da tireoide estará em pauta. O Departamento de Tireoide da SBEM, ao lado das Regionais, realiza diversas atividades para marcar a Semana Internacional da Tireoide, que será de 19 a 26 de maio. O tema este ano é: “Tenho um nódulo na tireoide. E agora?”.
Confira as ações que já estão sendo realizadas no país em prol da data.
Regional São Paulo
A SBEM-SP também já deu início as ações em prol da Semana Internacional da Tireoide. No primeiro fim de semana de maio, as cidades de Catanduva e Marília receberam ações referentes à campanha.
- Catanduva
Em Catanduva, a ação aconteceu na Praça da República com a participação da Liga de Endocrinologia e Diabetes (LED) e dos doutores Eliana Gabas Stuchi Perez, Marco Antonio Lopes, Marino Cattalini e Roberta Esteves.
Os doutores Marcos Antonio Lopes e Victor Vidal também realizaram, no dia 23 de maio, uma aula para funcionários, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital Emílio Carlos, na Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA). A palestra contou com a presença de 50 pessoas. No dia 25, a LED realizou, das 11h às 14h, esclarecimentos e exame da trieoide na população, no Ambulatório do Hospital Emílio Carlos.
- Marília
Em Marília, as atividades aconteceram na FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) e na UNIMAR (Universidade de Marília). As mobilizações tiveram início no final da semana (19 de maio) e seguriam ao longo da semana. O Professor Eduardo Tomimori foi o convidado da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) para uma conferência sobre o tema “Tenho um nódulo na tireoide, o que devo fazer?” nos primeiros dias de campanha.
Durante a campanha, os profissionais e alunos da FAMEMA e UNIMAR realizaram diversas ações de orientação e palpação da tireoide na população. As atividades de panfletagem acontecerem em shoppings da região e nas unidades das faculdades.
O Hospital das Clínicas da FAMEMA também participou da campanha orientando a população e as Ligas de Endocrinologia das duas universidades realizaram orientações sobre o tema. Na segunda-feira (22 de maio), a Liga de Endocrinologia da Unimar realizou panfletagem no Ambulatório Médico de Especialidades da Faculdade de Medicina. As doutoras Jesselina Haber e Gabriela, professora e médica Residente de endocrinologia da FAMEMA, concederam entrevista para a TV Marília para falar sobre a campanha.
O Clube da Tireoide também promoveu atividade para lembrar a campanha. O evento, organizado pelas Dra. Maria Tereza Nunes e Dra. Rosalinda Camargo discutiu os novos desafios na pesquisa translacional sobre nódulos na tireoide.
- Araçatuba
A população de Araçatuba, em São Paulo, também recebeu esclarecimentos sobre a glândula da tireoide. Em prol da campanha, foi realizado na tarde de terça-feira (16 de maio) atividade de orientação e realização de exame na tireoide.
A ação, organizada pelo Dr. Antonio Fontanelli, foi realizada no Shopping Muffato e na Praça Raízes Araçatuba. O evento também contou com a participação da Dra. Érica Rosa e da Dra. Michele Savariego.
- São Carlos e Araraquara
Nas regiões de São Carlos e Araraquara, em São Paulo, a campanha foi realizada no dia 18 de maio. A população pôde receber orientações, esclarecimentos e fazer o autoexame de tireoide durante todo o dia.
Endocrinologista e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos estiveram no Centro Municipal de Especialidades Médicas – CEME – atendendo os pacientes.
- Lins e São José do Rio Preto
No último dia 16 de maio a população de Lins recebeu as primeiras ações da campanha da Semana Internacional da Tireoide. A ação foi realizada na AABB. Os participantes puderam assistir a uma palestra, destinada ao público leigo.
No sábado e domingo (20 e 21 de maio), as atividades acontecerão no Centro de Lins. A Dra. Carla Regina Santos Pallone Gomes foi a responsável.
Na cidade de São José do Rio Preto/SP, as ações da Semana Internacional da Tireoide foram encerradas no sábado (3 de junho). Foram distribuídos mais de 1.500 panfletos, realizados exames físicos na glândula da tireoide e a população recebeu orientação sobre nódulos.
As atividades aconteceram no Shopping Rio Preto e na recepção do Pronto Atendimento da Unimed. Participaram das ações as doutoras Lucia Tacito, Luciana Vilela, Flavio Pirozzi, Cleber Favaro e Danielli Favaro, os residentes de Endocrinologia da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e os alunos na Liga de Endócrino da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos)
Ação em Lins
Encerramento das atividades da Semana Internacional da Tireoide em Rio Preto
- Campinas
A campanha da Semana Internacional da Tireoide também está intensa em Campinas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizou no dia 19 de maio, pela manhã, ações de orientação para a população. As atividades foram organizadas pelas doutoras Denise Engelbrecht e Lígia Vera.
As ações continuaram no sábado (20 de maio), em conjunto com a PUC da região. A mobilização, que seguiu durante toda a semana, teve panfletagem e bate papo com leigos no Centro de Campinas. Participaram da ação as doutoras Valéria Chueire (docente da PUCC) alunos da liga e monitores de Endocrino, além de residentes de Endócrino e pós-graduandos da Unicamp. Os profissionais do Centro de Saúde Cássio Raposo – em Matão (Campinas) – e alunos da Unicamp também distribuiram folhetos informativos.