Skip to main content

De 21 a 27 de maio, o país se mobilizou em favor da campanha da Semana Internacional da Tireoide, organizada pelo Departamento de Tireoide da SBEM. A ação contou com o tradicional apoio das Regionais da SBEM e de diversas instituições médicas. Uma delas foi a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que participou pela primeira vez das ações.

O pontapé inicial para essa parceria inédita foi o Encontro Brasileiro de Tireoide, em Campos do Jordão, no mês de abril. O presidente da SBCCP, Dr. Luis Eduardo Barbalho de Mello, contou que esteve presente no evento e, naquele momento,  tomou a iniciativa de participar da campanha. O médico ressaltou que não pensou duas vezes em contribuir. “Quando a Dra. Célia Nogueira (presidente do Departamento de Tireoide) lançou a campanha no EBT, não tive dúvidas que um trabalho em conjunto seria de total importância. O Brasil tem diversas questões regionais e, algumas vezes, as informações do eixo Rio-São Paulo não chegam a todos. Acredito que juntos foi possível dar visibilidade à mobilização pensando no país como um todo.”

Para o Dr. Luís o trabalho em conjunto das Regionais da SBCCP com as Regionais da SBEM foi bastante positivo. Ele destacou que o resultado só reforça ainda mais a importância do envolvimento da SBCCP na campanha. “Nós, cirurgiões de cabeça e pescoço, e a SBEM temos papel fundamental de servir a população, orientando e educando. Estamos em contato constante com os endocrinologistas, pois temos uma altíssima prevalência de problemas na tireoide na nossa área. Quanto mais envolvidos estivermos na questão, melhor para a população. Unir as pessoas em torno de uma necessidade tão comum é muito importante.”

O cirurgião afirmou que participar da Campanha da Tireoide foi fantástico e agradeceu a participação de todos que contribuíram de alguma forma. O médico ainda destacou que, para a SBCCP, fazer parte de campanhas como essa é muito gratificante. “Foi muito prazeroso trabalhar com o Departamento de Tireoide e as Regionais e ter esse espírito de mutirão que nos cerca, já que buscamos sempre esse tipo de parceria com outras sociedades. Acreditamos que as pessoas precisam ser estimuladas a participar de atividades como essas. Foi absolutamente fantásticos ver o trabalho de colegas cirurgiões com endocrinologistas em diversas regiões. Esperamos repetir nos próximos anos”, finalizou.

As ações que foram realizadas durante a campanha podem ser conferidas na página Semana Internacional da Tireoide e nas Redes Sociais da Sociedade.

Ação no Shopping Botucatu com endocrinologistas e cirurgiões da SBCCP