web analytics
Em destaqueEventos Científicos

Palavra da Presidente

By 3 de maio de 2009 julho 8th, 2020 No Comments

Flavia Garcia, Gramado, RS

XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide (LATS 2009), realizado de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado (RS), superou todas as expectativas, com recorde de participantes. Na última edição, em Santiago do Chile, estiveram presentes pouco mais de 700 congressistas. O LATS 2009 reuniu mais de 1.400 pessoas de 15 países diferentes (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Venezuela, México, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Peru).

Para a Dra. Ana Luiza Maia (Porto Alegre, RS), presidente da comissão organizadora local, o sucesso deste evento mostra a preocupação dos endocrinologistas, clínicos gerais, pediatras e cirurgiões em se atualizarem e se aperfeiçoarem nas doenças da tireoide, para o melhor tratamento de seus pacientes. O principal objetivo do LATS 2009 foi discutir e chegar a consensos sobre a melhor forma de manejo das doenças da tireoide, tendo como base experiências de vários países. “Felizmente, estamos vendo novas opções terapêuticas com as novas drogas”, afirmou a Dra. Ana Luiza.

A presidente do evento informou, ainda, que a organização do mesmo começou em julho de 2007, logo após ser confirmado que o congresso deste ano seria no Brasil, na cidade de Gramado. O primeiro desafio, segundo ela, foi buscar os recursos financeiros e pensar na logística do evento. A projeção feita para o LATS 2009 era reunir 1.000 congressistas, já contando com o percentual de crescimento de público. A partir desta estimativa, o grupo buscou a empresa de eventos para auxiliar na organização do congresso. Paralelamente, iniciou-se a formação do programa científico, liderado pelo Dr. Hans Graf (Curitiba, PR), presidente eleito da Sociedade Latino-Americana de Tireoide, cuja gestão será nos anos de 2010 e 2011.

A Dra. Ana Luiza espera que o próximo grupo organizador mantenha a crescente qualidade científica desses congressos.

Durante o evento, a Dra. Edna Kimura, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, recebeu o LATS Prize – premiação da sociedade latino-americana para o pesquisador sênior, em detrimento à sua vida profissional. Também foram entregues os prêmios aos jovens investigadores Juan Pablo Nicola (área básica) e Monalisa Ferreira Azevedo (área clínica).

Uma Sessão Aberta ao Público

O grupo brasileiro organizador do LATS 2009 preparou uma palestra especial para orientação de pacientes, parentes e demais interessados sobre as doenças da tireoide. Intitulada Doenças da Tireoide, a sessão foi realizada na tarde do primeiro dia do evento. As doutoras Laura Ward, Ana Luiza Maia e Márcia Puñales esclareceram diversas questões apresentadas pelo público presente.

Na ocasião, foi lançada a Semana Internacional da Tireoide, que acontecerá entre os dias 25 e 31 de maio deste ano. O evento consiste na realização de atividades educativas e triagens de pacientes em diversas cidades no mundo.