Flavia Garcia, Gramado, RS
Na manhã do sábado, 2 de maio, os doutores Guillermo Juvenal (Argentina) e Hans Graf (Brasil), respectivamente, atual presidente e presidente eleito da Sociedade Latino-Americana de Tireoide, entregaram o prêmio LATS Prize à Dra. Edna Kimura. A premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado em toda a vida do pesquisador sênior. Acontece desde 1980, a cada dois anos, durante o congresso da sociedade.
A Dra. Edna Kimura é bolsista de produtividade em Pesquisa 1C, do CNPq, e orientadora de doutorado. Graduou-se na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em 1980, e realizou seu mestrado (1990) e doutorado (1994) em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp. É membro efetivo da Latin American Thyroid Society (LATS) e associada correspondente da American Thyroid Association (ATA). Atualmente, é presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Tem atuação na clínica médica e é professora pela Unifesp, do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento, Instituto de Ciências Biomédicas. Sua experiência na área endocrinólica tem ênfase em Tireóide, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de tireoide e bócios; iodo; sinalização TGFbeta e MAPK; galectina; oncogene BRAF e microRNA.
Em sua conferência, devido à premiação, a Dra. Edna lembrou que seu interesse pela tireoideologia surgiu logo após finalizar a sua graduação, quando foi estudar no Japão. Ao retornar para o Brasil, teve a oportunidade de seguir para a Unifesp e começou a trabalhar com o Dr. Rui Maciel, dando continuidade às suas pesquisas na área, onde permanece como líder dos grupos de pesquisas em “Tireoide e Fatores de Crescimento”.
As linhas de pesquisa estudadas pela especialista são: Fatores de Crescimento na Proliferação Celular; Genoma Humano de Câncer; Oncogênese Molecular das Neoplasias da Tireoide; Sequenciamento de Genomas e ESTs de Importância Ambiental. Em sua apresentação, focou nas propriedades do RNA, mostrando seu trabalho em oncogênese. O ponto central de seu estudo é mostrar a influência dos micro RNA na oncogênese do Câncer Papilífero de Tireoide, tema com poucos trabalhos funcionais na literatura.
Leia mais sobre a Dra. Edna em:
Confira a listagem dos outros vencedores do LATS Prize:
- 2007 – Mário Vaisman
- 2005 – Héctor Rubén Harach
- 2003 – João H. Romaldini
- 2001 – Gregorio Chazenbalk
- 2000 – Antonio C. Bianco
- 1999 – Eduardo A. Pretell
- 1997 – Doris Rosenthal
- 1995 – J. Enrique Silva
- 1993 – Hugo Niepomniszcze
- 1991 – Rui M. B. Maciel
- 1990 – Mario Pisarev
- 1985 – Eduardo A. Gaitan
- 1983 – Aldo Coleoni
- 1980 – Geraldo A. Medeiros Neto
O LATS 2009 reuniu os principais especialistas em tireoide, de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil). O evento foi presidido pela Dra. Ana Luiza Maia.