Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Palavra da Presidente

By 3 de maio de 2009julho 8th, 2020No Comments

Flavia Garcia, Gramado, RS

XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide (LATS 2009), realizado de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado (RS), superou todas as expectativas, com recorde de participantes. Na última edição, em Santiago do Chile, estiveram presentes pouco mais de 700 congressistas. O LATS 2009 reuniu mais de 1.400 pessoas de 15 países diferentes (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Venezuela, México, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Peru).

Para a Dra. Ana Luiza Maia (Porto Alegre, RS), presidente da comissão organizadora local, o sucesso deste evento mostra a preocupação dos endocrinologistas, clínicos gerais, pediatras e cirurgiões em se atualizarem e se aperfeiçoarem nas doenças da tireoide, para o melhor tratamento de seus pacientes. O principal objetivo do LATS 2009 foi discutir e chegar a consensos sobre a melhor forma de manejo das doenças da tireoide, tendo como base experiências de vários países. “Felizmente, estamos vendo novas opções terapêuticas com as novas drogas”, afirmou a Dra. Ana Luiza.

A presidente do evento informou, ainda, que a organização do mesmo começou em julho de 2007, logo após ser confirmado que o congresso deste ano seria no Brasil, na cidade de Gramado. O primeiro desafio, segundo ela, foi buscar os recursos financeiros e pensar na logística do evento. A projeção feita para o LATS 2009 era reunir 1.000 congressistas, já contando com o percentual de crescimento de público. A partir desta estimativa, o grupo buscou a empresa de eventos para auxiliar na organização do congresso. Paralelamente, iniciou-se a formação do programa científico, liderado pelo Dr. Hans Graf (Curitiba, PR), presidente eleito da Sociedade Latino-Americana de Tireoide, cuja gestão será nos anos de 2010 e 2011.

A Dra. Ana Luiza espera que o próximo grupo organizador mantenha a crescente qualidade científica desses congressos.

Durante o evento, a Dra. Edna Kimura, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, recebeu o LATS Prize – premiação da sociedade latino-americana para o pesquisador sênior, em detrimento à sua vida profissional. Também foram entregues os prêmios aos jovens investigadores Juan Pablo Nicola (área básica) e Monalisa Ferreira Azevedo (área clínica).

Uma Sessão Aberta ao Público

O grupo brasileiro organizador do LATS 2009 preparou uma palestra especial para orientação de pacientes, parentes e demais interessados sobre as doenças da tireoide. Intitulada Doenças da Tireoide, a sessão foi realizada na tarde do primeiro dia do evento. As doutoras Laura Ward, Ana Luiza Maia e Márcia Puñales esclareceram diversas questões apresentadas pelo público presente.

Na ocasião, foi lançada a Semana Internacional da Tireoide, que acontecerá entre os dias 25 e 31 de maio deste ano. O evento consiste na realização de atividades educativas e triagens de pacientes em diversas cidades no mundo.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.