Notícias Científicas

11/04/2017 Diretrizes das Doenças Tireoidianas

Um dos assuntos discutidos com frequência pelos endocrinologistas durante congressos, simpósios, etc refere-se às diretrizes dos tratamentos e diagnósticos das doenças tireoidianas. Essas diretrizes são guias que ajudam os especialistas na prática clínica e que passam por constante revisão ao longo dos anos. A atualização mais recente na área foi a da American Thyroid Association (ATA), que apresenta recomendações sobre doenças da tireoide na gravidez.

O Dr. Mario Vaisman, membro da diretoria do Departamento de Tireoide, explicou que as diretrizes são especificas para cada tema e que não há uma periodicidade pré-determinada para a revisão delas. “A atualização depende, fundamentalmente, das Sociedades avaliarem que a conduta está defasada, precisando de ajustes à luz das novas descobertas tanto no campo diagnóstico como terapêutico”.

A partir deste consenso, as Sociedades indicam um grupo de especialistas que tem como função redigir essa nova versão da diretriz. Segundo o médico, a literatura é revisada, os artigos mais relevantes são selecionados para um rigoroso critério de avaliação e, ao longo das reuniões, os tópicos que serão abordados e modificados são definidos. “Após uma primeira versão, submete-se a apreciação de um grupo maior, para críticas e sugestões de aprimoramento. Assim vai se construindo um consenso até a versão final que então será enviada para publicação”, disse o endocrinologista.

As atualizações mais recentes das diretrizes das doenças tireoidianas estão disponíveis no site do Departamento na página Consensos em Tireoide. Dentre os temas revisados estão:

  • Hipertireoidismo: Possui 53 recomendações sobre diagnóstico e tratamento, incluindo investigação etiológica, terapia com drogas antitireoidianas, iodo radioativo e cirurgia;
  • Hipotireoidismo: Apresenta questionamentos relacionados ao diagnóstico, triagem e tratamento dessa disfunção na população adulta e, especificamente, em mulheres grávidas. Foram elaboradas 26 recomendações sobre o tema;
  • Hipotireoidismo Subclínico em adultos: Aborda a definição e diagnóstico, história natural, significado clínico, tratamento e gestação, resultando em 29 recomendações para a abordagem clínica do paciente adulto;
  • Hipotireoidismo Congênito: Destaca o que é, suas causas, diagnóstico, a triagem e o tratamento desta disfunção;
  • Carcinoma medular da tireoide: Possui 32 recomendações que orientam sobre diagnóstico clínico e molecular, o tratamento cirúrgico inicial, o manejo pós-operatório e as opções terapêuticas para a doença metastática;
  • Nódulos tireoidianos e câncer diferenciado da tireoide: Destaca os avanços diagnósticos e terapêuticos que os participantes, de diferentes Centros Universitários do Brasil, consideram mais relevantes para prática clínica.
  • Testes de função tireoidiana na prática clínica: Discute as principais armadilhas e interferências relacionadas ao uso cotidiano desses testes, além de apresentar recomendações para otimizar a utilização dessas ferramentas diagnósticas na prática clínica;

 

 

imprimaImprima     envieEnvie por Email       Compartilhe: Delicious Delicious  google Google

Tópicos Relacionados

Notícias Científicas Diretrizes Doenças Tireoidianas

EBT 2018

EBT 2018: Desreguladores Endócrinos e a Tireoide

A Dra. Maria Izabel Chiamolera coordenou a mesa, durante o EBT 2018, que debateu a ligação entre os problemas da tireoide e os desreguladores endócrinos. Ela fala sobre a questão, as ações que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia está realizando e o que a população pode fazer.

Leia Mais

Notícias

Agradecimentos e Confraternização no Encerramento do EBT

Enquanto o dia em Campos do Jordão convidava para um passeio, os participantes do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide continuavam nas salas, acompanhando os momentos finais do evento. Discursos rápidos e agradecimentos do presidente da Comissão Organizadora, Dr. Danilo Villagelin; do presidente da Comissão Científica, Dr. José Augusto Sgarbi; e da presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Celia Nogueira. Depois disso, foram abraços fortes e a sensação de missão cumprida.

Leia Mais

Notícias

O Impacto dos Debates no EBT para o Público

Em um bate papo com o Dr. Danilo Villalegin e Dra. Laura Ward, da comissão organizadora local do EBT 2018, eles falam sobre como os debates podem impactar o tratamento dos pacientes. Além disso, eles aproveitam para esclarecer ao público, o que é a tireoide e as dúvidas sobre a glândula. 

Leia Mais