Skip to main content
Área CientíficaEm destaque

Tireoide e Gestação: Novas Diretrizes da ATA

By 20 de março de 2017julho 15th, 2020No Comments

Foi divulgada recentemente pela American Thyroid Association (ATA) a segunda versão das Diretrizes sobre doenças da tireoide na gravidez. No total, são 97 recomendações baseadas em evidências que irão ajudar e orientar os médicos no diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide durante a gravidez e o pós-parto. A versão 2017 é uma atualização do documento publicado pela ATA em 2011.

O novo texto foi organizado por uma força-tarefa internacional nomeada pelo presidente da American Thyroid Association. Participaram da revisão especialistas com conhecimentos complementares nas áreas da endocrinologia (adulto e pediátrica), obstetrícia, medicina materno-fetal, cirurgia endócrina, nutrição com iodo e epidemiologia.

De acordo com o novo documento, uma reavaliação fez-se necessária devido a um número reduzido de nova literatura sobre o assunto desde as primeiras Diretrizes publicadas. A partir de uma atual e abrangente análise da bibliografia primária, foi possível reformular as recomendações clínicas e criar um material prático que pudesse estimular futuras pesquisas e descobertas sobre o tema.

Entre os principais tópicos revisados na nova versão estão a interpretação dos testes de função tireoidiana na gestação; a necessidade de iodo na alimentação; as complicações associadas com a presença de anticorpos antitireoidianos circulantes; a investigação de disfunções tireoidianas em mulheres inférteis, o tratamento do hipotireoidismo na gravidez; os efeitos das diferentes disfunções sobre o feto e o neonato; a necessidade de se fazer ou não rastreamento de doenças tireoidianas em todas as gestantes; o aparecimento de nódulos e câncer de tireoide durante a gestação; e como lidar com as disfunções no período de amamentação.

Na atualização também foram enfatizados pontos como o nível de corte de referência e valores do TSH, suplementação com iodo e o tratamento do hipotireoidismo.

As novas Diretrizes estão disponíveis de forma gratuita no site da Thyroid (http://www.liebertpub.com/pressreleases/thyroid/55/).