Obstáculos na vida não foram feitos para atrapalhar sonhos, e sim para serem superados. Um exemplo disso é a história da jovem Giovanna Pannain, de 15 anos. Nadadora juvenil da equipe do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, a atleta teve um Câncer na Tireoide aos 12, mas não desanimou. Confira a entrevista abaixo
Fotos: Celso Pupo
Como você descobriu que tinha Câncer na Tireoide?
Giovanna: Tudo começou quando o meu rendimento no treino não estava sendo muito bom. Eu estava me sentindo muito cansada e eu sabia que aquilo não era normal. Procurei uma nutricionista e nada resolvia. Fiz exame de sangue e meu TSH estava visivelmente alterado. Procurei um médico e descobri que tinha Hipotireoidismo. Realizei a ultrassonografia e vi que tinha um nódulo, passei pela punção e tive o resultado.
Como foi o tratamento? Você parou de treinar?
Giovanna: Eu não parei meu treino porque queria competir no “Brasileiro” (Troféu Ruben Dinard). Eu treinava e tomava remédio todos os dias pela manhã.
E como foi competir?
Giovanna: Participei da competição normalmente e fui campeã pela segunda vez. Dez dias após o Brasileiro eu passei pela cirurgia e retirei a tireoide.
Em algum momento você desanimou? Achou que não conseguiria mais voltar a nadar?
Giovanna: Pensei sim. Eu fiquei dois meses sem nadar. Foi difícil, mas com o tempo as coisas voltaram ao normal.
Como é sua rotina de treino nos dias atuais?
Giovanna: Levo uma vida normal e meus treinos também. A única observação é que não posso mais tomar determinados suplementos para aceleração que todos tomam.
Qual conselho você dá para pessoas que tenham problema na tireoide e assim como você são apaixonadas por esportes?
Giovanna: Não desanimem, continuem o tratamento e persistam. O esporte é algo extremamente saudável que só irá te fazer bem. No final, tudo de alguma forma vai dar certo.
Confira outros links relacionados ao Câncer na Tireoide