O Departamento de Tireoide da SBEM publicou em seu Canal do Youtube as seis lives realizadas durante a Semana Internacional da Tireoide. As transmissões, que aconteceram no perfil do Instagram do Departamento (@tireoidesbem), estão na playlist Lives 2020.
Os bate-papos foram com os membros da diretoria do Departamento de Tireoide: Dr. José Sgarbi (presidente), Dra. Gisah Amaral, Dra. Fernanda Vaisman, Dr. Danilo Vilagellin e Dr. Rafael Scheffel.
Tireoide e Covid-19
A primeira transmissão foi com o presidente do Departamento, Dr. José Augusto Sgarbi. Ele detalhou a relação dos problemas na glândula com o coronavírus, falou sobre o risco de contágio e da possibilidade do aumento da gravidade em caso de infecção. O especialista também explicou as diferenças entre hipo e hipertireoidismo, e deu orientações de como o paciente deve agir caso seja diagnosticado com algumas destas disfunções durante a pandemia.
Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
O segundo dia contou com os esclarecimentos da Dra. Gisah Amaral sobre o acompanhamento dos pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo durante a pandemia de Covid-19. A endocrinologista falou sobre a importância dos hormônios tireoidianos, explicou o que é hipo e hipertireoidismo, seus sintomas, exames e diagnóstico, além de esclarecer quando o paciente deve procurar o atendimento neste período de pandemia.
Câncer de Tireoide
Esse era um tema que estava deixando muitas pessoas apreensivas, principalmente neste período de pandemia, e que foi esclarecido pela Dra. Fernanda Vaisman. No bate-papo, a médica ressaltou que o câncer de tireoide não é considerado uma emergência, já que a maioria dos nódulos encontrados acaba sendo benigna. Ela destacou que cada caso deve ser avaliado de forma individual e com orientações do médico que faz o acompanhamento. Outro tópico comentado foi a punção aspirativa por agulha fina.
Cirurgia em Época de Covid-19
Complementando a live da Dra. Fernanda, o Dr. Rafael Scheffel analisou o atual momento e tirou as dúvidas com relação às cirurgias neste período. O endocrinologista destacou que, na maioria dos casos, o adiamento pode ser feito pois não prejudicará a saúde do paciente. Porém, ele enfatizou que vários fatores devem ser levados em consideração na hora de avaliar os benefícios e riscos do adiamento do procedimento.
Tireoide e Diagnóstico da Covid-19
Na penúltima live da semana, o Dr. Danilo Vilagellin abordou o diagnóstico da Covid-19 em pacientes com alguma disfunção tireoidiana, falou sobre os cuidados que se deve ter durante a internação e a questão do adiamento das cirurgias, além de tirar outras dúvidas dos internautas. O médico alertou, também, para a importância de não interromper a medicação da tireoide após o diagnóstico da Covid-19.
A Campanha da Tireoide e Covid-19
O Dr. José Sgarbi encerrou as atividades fazendo um balanço geral da campanha da Semana Internacional da Tireoide e dando vários esclarecimentos sobre a tireoide e as disfunções tireoidianas neste período. Ele falou sobre a preocupação dos pacientes com relação às doenças autoimunes (Tireoidite de Hashimoto, Doenças de Graves e Oftalmopatia de Graves) e o risco de infecção pela Covid-19 e suas complicações.