web analytics
Semana Internacional da Tireoide

Tireoide e Coração na Dose Certa

By 17 de maio de 2021 julho 27th, 2021 No Comments

Maio é um mês especial para a tireoide com a programação de atividades, e divulgação de muita informação, para esclarecer sobre a glândula que atua de forma significativa no organismo. 

Ela é tão importante no corpo que quando não funciona bem, tudo fica comprometido. Por isso, merece muita atenção. 

Com tanta responsabilidade, a tireoide merece mais do que apenas um dia – já que 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide – mas de uma semana inteira. Então de 24 a 28 de maio está programada mais uma Semana Internacional da Tireoide

O Desafio do Coração

Antes mesmo de começar oficialmente, a campanha ganhou o coração e a tireoide de médicos, estudantes e residentes de medicina, familiares e amigos com o tema “Tireoide e Coração” . Membros da diretoria do Departamento de Tireoide, presidido pela Dra. Patrícia Teixeira, incentivaram as postagens de fotos onde coração e tireoide ficavam juntos. 

Dra. Patrícia de Fátima Teixeira – presidente

Dr. Danilo Villagelin – vice-presidente

Dr. Helton Estrela – diretor

Dra. Maria Izabel Chiamolera – diretora

Dr. Cléo Otaviano – diretor

Com isso, as fotos viralizaram e já são mais de 200 fotos postadas nas redes sociais até o dia 10 de maio. As redes sociais tiveram um aumento de mais de 1.500% de interação com o conteúdo do perfil do Departamento no Instagram. Foi um preparativo para o início da campanha que virá cheia de muita informação em linguagem simples, com textos, vídeos, entrevistas e lives. 

Na Dose Certa

A ideia da campanha é abordar o papel da dose certa do hormônio tireoidiano para a saúde do coração, já que tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais à saúde do coração.

A ações serão voltadas para o público leigo, endocrinologistas e especialistas de outras áreas como cardiologistas e clínicos médicos. 

Uma série de materiais didáticos e informativos vêm sendo produzidos pelo Departamento de Tireoide, tanto para a população como para os profissionais de saúde. 

O conteúdo será divulgado no site e compartilhado nas redes sociais do Departamento durante a Semana Internacional da Tireoide. O material poderá ser utilizado pelas Regionais da SBEM para disseminar as mensagens de conscientização.

A campanha da Semana Internacional da Tireoide é organizada pelo SBEM Nacional, através do Departamento de Tireoide e da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM. 

A Dra. Patrícia de Fátima Teixeira (presidente do Departamento), Dr. César Luiz Boguszewski (presidente da SBEM Nacional), a Dra. Maria Izabel Chiamolera (diretora do Departamento), a Dra. Carolina Ferraz (diretora da Comissão de Campanhas) e a Dra. Ana Augusta Valente (diretora da Comissão de Campanhas) coordenam as ações. 

Em um vídeo de lançamento, o Dr. César lembrou sobre a importância das campanhas públicas da SBEM. “As campanhas públicas são as atividades mais importantes da Sociedade ligadas diretamente ao público. Temos ações quase todos os meses para alertar a população sobre os problemas ligados ao sistema endócrino.” Ele fez um convite especial para que todos se envolvam na campanha 2021. 

A Dra. Patrícia lembrou que é fundamental chegar o mais perto possível do público. A campanha estava, inicialmente, programada para 2020, mas foi transferida para este ano, em função da pandemia de Covid-19. “Serão muitas postagens e entrevistas falando sobre a dose certa dos hormônios. Por isso, adotamos a hashtag #dosecerta”. 

Em um retrospecto, a Dra. Maria Izabel lembrou que 25 de maio foi uma data escolhida em 2007, que era inicialmente europeu e se espalhou pelo mundo todo. “Desde 2011, fazemos parte desse momento que dá visibilidade a uma glândula tão importante para o organismo. A função da campanha é educativa para alertar a população”. 

Programação

A programação tem entrevistas publicadas no canal do Youtube do Departamento, lives no Instagram e elaboração de cards informativos. Hipotireoidismo e hipertireoidismo subclínico, doença cardiovascular, tireoide e amiodarona são alguns dos tópicos que serão abordados durante a campanha.

Foram produzidas quatro entrevistas online com a participação dos presidentes e diretores do Departamento e da SBEM Nacional com os temas: 

  • Lançamento da campanha – A importância do esclarecimento ao público, das informações e fontes confiáveis, compartilhamento de informação segura e o tema da campanha – Dra. Patrícia de Fátima Teixeira, Dr. César Luiz Boguszewski e Dra. Maria Izabel Chiamolera;
  • Disfunções Subclínicas com o Dr. José Augusto Sgarbi;
  • Hipotireoidismo – Dr. Danilo Villagelin;
  • Amiodarona – Dra. Glaucia Mazetto. 

Serão duas lives realizadas no Instagram que terão a participação do Dr. Danilo Villagelin e da Dra. Carolina Ferraz abordando dose alta (hipertireoidismo); e do Dr. Helton Ramos e da Dra. Maria Izabel Chiamolera explicando sobre dose baixa (hipotireoidismo).

O Departamento de Tireoide está preparando, também, um vídeo especial para o dia 25 de maio. Todas as fotos do movimento tireoide e coração, inclusive as que as pessoas marcaram o Departamento e a SBEM no Instagram, estão sendo reunidas para o vídeo.

Todo o conteúdo ficará disponível no site e será compartilhado nos canais de comunicação do Departamento de Tireoide – Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.