Skip to main content
EBT 2012Em destaqueEventos Científicos

Síndrome Metabólica e o Hipotireoidismo Subclínico

By 30 de abril de 2012julho 9th, 2020No Comments

O Dr. José Augusto Sgarbi ficou com a tarefa de levantar a questão se existe algo em comum entre o hipotireoidismo subclínico e a Síndrome Metabólica.  O Dr. Sgarbi iniciou a apresentação mencionando a entrevista dada pelo ex-jogador Ronaldo, que acabou repercutindo não só na área esportiva, mas, principalmente, nos consultórios médicos.

Ele lembrou que na despedida do jogador, Ronaldo associou o hipotireoidismo subclínico como uma das possíveis ou principal causa que estava impedindo de continuar no futebol. O motivo era o ganho e a dificuldade com a perda do peso que estariam, também, acarretando lesões musculares, impossibilitando sua permanência no esporte.

Na ocasião, a imprensa e também a classe médica criticaram duramente a declaração do jogador, mas, é preciso estudar mais essa ligação entre o hipotireoidismo subclínico e a obesidade. Recentes artigos científicos devem ser estudados, pois estão trazendo esclarecimentos para essa complexa questão. 
“O efeito nos consultórios, na mesma época, foi grande”, mencionou o especialista. “Muitos pacientes passaram a nos procurar para justificar o seu ganho de peso pelo hipotireoidismo”. Ele mencionou, inclusive, a avaliação caso a caso, pois em pesquisas são encontrados diversos componentes que podem estar associados. Antecedência de hipertensão e dislipidemia, circunferência e glicemia elevadas, colesterol ligeiramente elevado, etc são alguns deles.

A partir de uma metanálise onde foram avaliadas a ligação entre o hipotireoidismo subclínico e a doença cardiovascular, o especialista mencionou que a Síndrome Metabólica pode ser um candidato em potencial como mecanismo alternativo da doença cardiovascular no paciente. Entretanto, segundo o Dr. Sgarbi, é necessário um estudo prospectivo para uma avaliação para confirmação nessa afirmativa. “Apesar da associação de prevalência, até o momento podemos dizer que não existe uma relação de causalidade. Existe uma associação, mas não causalidade entre a Síndrome Metabólica e o hipotireoidismo subclínico”.