Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Simpósio de Tireopatias de Fortaleza entre os Destaques de 2008

By 9 de dezembro de 2008julho 8th, 2020No Comments

Por Cintia Salomão Castro

O ano de 2008 contou com importantes eventos na área de tireoide que representaram para os médicos uma oportunidade de atualização sobre as últimas novidades no setor.

No segundo semestre, além das conferências no International Congress of Endocrinology (ICE 2008) com alguns dos maiores especialistas em tireoide do mundo reunidos no Rio de Janeiro, em Fortaleza aconteceu o Simpósio de Atualização em Tireopatias na Criança. O objetivo era capacitar pediatras e generalistas em distúrbios de tireoide na faixa pediátrica.

Hipotireoidismo e Neoplasias entre os Temas

O evento, realizado pelo Departamento de Tireoide da SBEM, pela SBEM Regional do Ceará e pelo Departamento de Endocrinologia da SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria), no dia 11 de outubro, contou com o apoio do laboratório Aché. 

Entre os participantes estavam o professor Renan Montenegro (presidente da SBEM Regional do Ceará, que fez o discurso de abertura), a professora e coordenadora do simpósio Laura Ward (FCM,Unicamp) e a Dra. Patrícia Kunzle (HC-FMRP-USP). Também estiveram presentes especialistas locais da Universidade Federal do Ceará e do Hospital Infantil Albert Sabin-SESA como a Dra. Ana Paula Montenegro, o professor Francisco Colares, a Dra. Rejane Magalhães, o Dr. Manoel Martins, o Dr. Daniel Castro, a Dra. Danielly Braga, o Dr. Luis Albano e o Prof. Renan Montenegro Jr.

Os principais temas discutidos foram a disfunção tireoidiana na criança e aspectos como o hipotireoidismo congênito, a triagem neonatal, diagnóstico, tratamento e repercussões no crescimento; neoplassias de tireoide, nódulos e o papel da ultrassonografia na avaliação das enfermidades tireoidianas na criança.

Sessão de Integração Multidisciplinar

O Simpósio foi precedido, na noite anterior, por uma Sessão de Integração Multidisciplinar em Tireoide e Paratireoide, do Serviço de Endocrinologia e Diabetes (SED) e do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SCCP), do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC), no auditório do Hospital São Carlos. Nesta sessão, os casos clínicos apresentados por médicos residentes foram discutidos também com as professoras convidadas, Dra Laura Ward e Dra Patrícia Kunzle.

As sessões acontecem a cada dois meses, há oito anos, com o objetivo de integrar as várias especialidades dentro dos serviços para o tratamento de distúrbios da tireoide e das paratireoides existentes no estado cearense. Sob a coordenação dos professores Renan Montenegro e Francisco Monteiro de Castro, casos clínicos foram discutidos e  temas relevantes foram revisados – a partir de artigos publicados nos periódicos especializados. 

Participam das atividades endocrinologistas; clínicos; cirurgiões gerais e de cabeça e pescoço; patologistas; radiologistas; médicos nucleares; radioterapeutas; pediatras e médicos de família; além de alunos, residentes e profissionais de vários serviços de Fortaleza –  SED/SCCP-HUWC-UFC; Hospital São Carlos; Hospital Geral de Fortaleza-SESA; Instituto do Câncer do Ceará; Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e Hospital Infantil Albert Sabin-SESA. Participam ainda médicos que atuam somente em clínica privada.