web analytics
EBT 2012Em destaqueEventos Científicos

Reunião do Departamento de Tireoide

By 30 de abril de 2012 julho 9th, 2020 No Comments

Dentro da programação administrativa do Departamento de Tireoide, no XV EBT 2012, estava a realização da Assembleia. A proposta dessas reuniões é discutir e analisar questões e projetos que estão envolvendo os membros do Departamento.

No início da noite do dia 29 de abril, após as atividades científicas do EBT, o grupo, coordenado pela presidente do Departamento, Dra. Laura Ward, falou sobre o cuidado com o acompanhamento do curso de US e a validação da cobrança do procedimento por endocrinologistas, além da apresentação das cidades que estão se candidatando a sede do próximo EBT em 2014, entre outros assuntos.

Em relação ao Curso de US, o grupo mencionou a questão do limite de alunos, já que é uma atividade prática. Atualmente só é possível receber 30 alunos. Foi discutida a possibilidade de ampliar o curso, mas com uma divisão onde haveria uma parte teórica, sem a prática, em que haveria emitido apenas um certificado.

A iodação do sal e a posição da Anvisa também foram abordados e segundo relatos, que já haviam sido abordados na reunião anterior, no XIV EBT, a quantidade do iodo do sal estaria dentro do que é recomendado.

Foram apresentadas duas candidaturas para o próximo EBT, que acontecerá em 2014. São Paulo e Fortaleza são as cidades candidatas e cada uma defendeu seus pontos fortes, destacando que o evento completará 30 anos desde a sua criação, cuja primeira versão aconteceu na cidade paulista. Já a defesa de Fortaleza enfatizou o sucesso do Congresso da SBD, realizado em 2009, e que a cidade nunca recebeu um EBT, o que seria muito importante para fortalecimento do tema na região. A escolha não acontece por votação, mas após uma reunião dos membros do Departamento em que serão analisados, cuidadosamente, os pontos fortes e fracos de cada candidatura.

A divulgação da cidade sede será feita no site do Departamento.

A Dra. Laura falou, também, sobre a necessidade de um grande envolvimento dos especialistas na Semana Internacional da Tireoide, que acontece em maio. Segundo a presidente, a Comissão de Campanhas da SBEM, assim como as Regionais, estão muito engajadas em todo o processo, o que dá excelente perspectivas para as atividade deste ano.