Dentro da programação administrativa do Departamento de Tireoide, no XV EBT 2012, estava a realização da Assembleia. A proposta dessas reuniões é discutir e analisar questões e projetos que estão envolvendo os membros do Departamento.
No início da noite do dia 29 de abril, após as atividades científicas do EBT, o grupo, coordenado pela presidente do Departamento, Dra. Laura Ward, falou sobre o cuidado com o acompanhamento do curso de US e a validação da cobrança do procedimento por endocrinologistas, além da apresentação das cidades que estão se candidatando a sede do próximo EBT em 2014, entre outros assuntos.
Em relação ao Curso de US, o grupo mencionou a questão do limite de alunos, já que é uma atividade prática. Atualmente só é possível receber 30 alunos. Foi discutida a possibilidade de ampliar o curso, mas com uma divisão onde haveria uma parte teórica, sem a prática, em que haveria emitido apenas um certificado.
A iodação do sal e a posição da Anvisa também foram abordados e segundo relatos, que já haviam sido abordados na reunião anterior, no XIV EBT, a quantidade do iodo do sal estaria dentro do que é recomendado.
Foram apresentadas duas candidaturas para o próximo EBT, que acontecerá em 2014. São Paulo e Fortaleza são as cidades candidatas e cada uma defendeu seus pontos fortes, destacando que o evento completará 30 anos desde a sua criação, cuja primeira versão aconteceu na cidade paulista. Já a defesa de Fortaleza enfatizou o sucesso do Congresso da SBD, realizado em 2009, e que a cidade nunca recebeu um EBT, o que seria muito importante para fortalecimento do tema na região. A escolha não acontece por votação, mas após uma reunião dos membros do Departamento em que serão analisados, cuidadosamente, os pontos fortes e fracos de cada candidatura.
A divulgação da cidade sede será feita no site do Departamento.
A Dra. Laura falou, também, sobre a necessidade de um grande envolvimento dos especialistas na Semana Internacional da Tireoide, que acontece em maio. Segundo a presidente, a Comissão de Campanhas da SBEM, assim como as Regionais, estão muito engajadas em todo o processo, o que dá excelente perspectivas para as atividade deste ano.