Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Relação do Hipertireoidismo Subclínico com a Doença Cardiovascular

By 2 de maio de 2009julho 8th, 2020No Comments

Flavia Garcia, Gramado, RS

doença cardiovascular é a principal causa de morte prematura no Brasil, com base nos dados do Ministério da Saúde. O Dr. José Sgarbi, da Universidade de Marília, em São Paulo, é pesquisador da relação do hipertireoidismo subclínico com a doença cardiovascular e apresentou dados de seu estudo e das poucas pesquisas publicadas na literatura.

Sendo o hipertireoidismo subclínico a disfunção mais frequente relacionada à tireoide, o Dr. Sgarbi questionou os efeitos cardíacos e anormalidades de pressão arterial relacionadas. Apresentando resultados de estudos internacionais, o especialista concluiu que existem pequenas alterações cardiovasculares, sendo a fibrilação atrial a evidência mais consistente dos efeitos cardiovasculares em pacientes com hipertireoidismo subclínico. O especialista afirmou ainda que não há diferença entre os índices de pressão sistólica ou diastólica, quando comparados os pacientes com hipotireoidismo e os eutireoideos.

“Ainda não há dados suficientes que mostrem a relação entre a doença subclínica e a taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares. Os poucos estudos existentes são controversos”, informou o endocrinologista. Por este motivo, a taxa de mortalidade não deve ser utilizada como condição para o tratamento dos pacientes. Entretanto, ele completa que “o tratamento precoce destes indivíduos pode interromper uma progressão para uma doença cardíaca mais avançada”.

Em relação ao tratamento do hipotireoidismo subclínico, o Dr. Sgarbi lembrou que não existe nenhum estudo randomizado, publicado, que fale a respeito de tratar ou não esta disfunção. Desta forma, também não há consenso e o tratamento destes pacientes fica a cargo da decisão de cada médico ou grupo.

Para finalizar, o Dr. Sgarbi afirmou que “a doença subclínica foi uma causa independente para a mortalidade dos pacientes e que estes casos mostram a importância de uma estratégia mais eficiente para o tratamento precoce”.

O LATS 2009 reuniu os principais especialistas em tireoide, de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil). O evento foi presidido pela Dra. Ana Luiza Maia.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.