Skip to main content
Em destaqueSemana Internacional da Tireoide

Programação: Semana da Tireoide

By 20 de maio de 2011julho 9th, 2020No Comments

Confira a agenda de atividades pelo país que acontecerão para marcar a Semana Internacional da Tireoide, que acontece entre 23 a 27 de maio.

Distrito Federal

Brasília
– Palestra com Dra. Monalisa Ferreira Azevedo – dia: 26/05 – horário: 17h – Local: Auditório 1 do Hospital Universitário de Brasília – HUB. Aberta ao público, com informações sobre a tireoide e suas principais disfunções- Campanha de conscientização da comunidade, com orientações, distribuição de folhetos informativos e exame de palpação da tireoide – dia 24/05, das 10 às 18 horas, no Shopping Conjunto Nacional, Piso Térreo, Brasília, DF. Participação de endocrinologistas associados à SBEM-DF, médicos residentes e estudantes de medicina.

  • Ceará

Fortaleza

Atividades da SBEM- CE

– Palestra com Dra. Claudia Melo Peter – Dia: 25/05 – Horário: 9h – Local: Auditório do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão – CIDH (Rua Silva Paulet, 2406, Aldeota – Fortaleza).

– Palestra com Drs. Manoel Ricardo Martins e Catarina Dalva Brasil – Rastreamento, avaliação e tratamento das principais doenças tireoideanas: o que há de novo? – Dia 26/05 – Horário: 19h – Auditório do campus ecológico da Faculdade Christus
– Treinamento no uso do questionário de rastreamento para doenças da tireoide.
– Público-alvo: Futuros profissionais de saúde (Estudantes, Internos, Residentes e outros profissionais da saúde que queiram se atualizar nesta área.


– Dia de alerta à população sobre as doenças da tireoide –
 No dia 28 de maio, será realizado um mutirão com avaliação de risco de doenças da tireoide e distribuição de material educativo para a população.
7h às 9h – Praça dos Estressados – volta da Jurema
8h às 10h – Praça José de Alencar
15h às 19h – Shopping Iguatemi e North Shopping

A organização está programando grupos de trabalho para cada um destes locais, com especialistas e estudantes para realizar questionários de risco, e a palpação de tireoide para procura de bócio.

Após a campanha, será feito um atendimento a pacientes de maior risco diagnosticados na campanha em alguns hospitais públicos da cidade, para dar continuidade a este trabalho. Além disto, haverá um convenio com alguns dos principais laboratórios de análises clinicas da cidade, para realizar o exame de dosagem de TSH a custo popular para pacientes que tenham maior risco e não tenham condição de fazer o exame, além de serviços de USG, para realizar o exame em pacientes que apresentarem nódulos palpáveis.

  • Pará

Belém
– Palestras    
2ª feira – 23/05: HUJBB: Dra Vanessa Campos  e Dr. Antonio Conceição – (Hospital Universitário João de Barros Barreto)
2ª feira – 23/05: Hospital Geral do Exercito: Dra. Fernanda Laredo 
2ª feira – 23/05: Hospital da Aeronáutica de Belém (HAB): Dra. Nadia Costa 
3ª feira – 24/05: Hospital  Amazonia: Dr. Teiichi Oikawa  
3ª feira – 24/05: Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará: Dra. Daniela  Oliveira e Dra. Carina Nóvoa
4ª feira – 25/05: Clínica INTERCOR: Dra. Daniela Oliveira
4ª feira – 25/05: Posto de Saúde da Marambaia: Dra. Mônica Maués e Dra Milena Caldato
4ª feira – 25/05: Hospital Adventista de Belém: Dr.Bruno Urbinati e Dra. Fernanda Laredo
5ª feira – 26/05: Hospital de Clínicas Gaspar Viana: Dr. Rudival Faial e Dra. Silvia Vasconcelos

Palestra para o Público leigo – 24 de maio às 10 horas – Local: Auditório do Laboratório de Patologia Clínica Dr. Paulo Azevedo – Av: Governador José Malcher 643 – Palestrante: Dra. Nilza Nei Torres – Apoio: Laboratório SANOFI.

  • Minas Gerais

Pouso Alegre
– Palestra com Dra. Jussara Vono Toniolo – Dia: 24/05 – horário: 15:30 – Local: Anfiteatro da Unidade Central da UNIVAS (Faculdade de Medicina) – Pouso Alegre.

  • Rio de Janeiro

Rio de Janeiro
– Esclarecimento e exames gratuitos à população sobre problemas na Tireoide, na segunda-feira, dia 23 de maio, das 10h às 17h, na Estação do Metrô, no Largo da Carioca.

  • Rio Grande do Norte

Natal
– Palestras com Dr. Tadeu Fonseca – Dia: 24/05, 25/05 e 26/05 – Horário: 19h – Local: Auditório do Hospital Walfredo Gurgel

Outras atividades:

– Campanha de conscientização da comunidade, com orientações, distribuição de folhetos informativos e exame de palpação da tireoide – Dia 25/05, das 10 às 18 horas, no Shopping MidWay. Participação de endocrinologistas associados à SBEM-RN, médicos residentes e estudantes de medicina.

– Distribuição de folhetos em todos os consultórios de Endocrinologia da Cidade.

  • São Paulo

Botucatu
– Palestra com Dra. Gláucia Mazeto – Dia: 26/05 – Horário: 19h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (Campus de Rubião Júnior, s/n).

Campinas
 – Palestra com Dra. Laura Sterian Ward, Dra. Ligia Assumpção e do Dr. Alfio Tincani – Dia: 25/05 – Horário: 14h – Local: Anfiteatro do Hospital das Clínicas da UNICAMP.

Marília
– Palestra com Dr. José Augusto Sgarbi – Dia: 26/05 – Horário: 10h – Local: Anfiteatro Mário Alberto Cosentino – Faculdade de Medicina de Marília (Av. Monte Carmelo, 800).