web analytics
Em destaque

Professor John Baxter

By 13 de outubro de 2011 julho 9th, 2020 No Comments

Prof. John Baxter, considerado um dos maiores especialistas da área de tireoide, faleceu no dia 6 de outubro, em San Francisco, EUA. 

Ele foi Professor e Chefe do Serviço de Endocrinologia e Diretor da Unidade de Pesquisa Metabólica da Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF) durante 36 anos. Em 2008, após sua aposentadoria, assumiu o cargo de Co-Diretor do Centro de Pesquisa em Diabetes do Instituto de Pesquisa do Hospital Metodista e Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital Metodista de Houston, Texas.

Foi Presidente da Sociedade Americana de Endocrinologia e publicou mais de 250 artigos científicos em revistas de alto impacto como Nature e Science. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o de Pesquisador de Excelência do Instituto Howard Hughes, Koch Award (Alta Honra) da Sociedade Americana de Endocrinologia e o Ingbar Award da Sociedade Americana de Tireoide.

Prof. John foi o primeiro pesquisador no mundo a desenvolver um produto biotecnológico aplicado a seres humano, quando clonou e expressou e purificou o hormônio do crescimento humano. Fundou e dirigiu cinco empresas de biotecnologia como: California Biotecnology, Inc., agora Scios, Inc., uma divisão da Johnson & Johnson; Karo-Bio A.B. e a SciClone Pharmaceuticals, uma empresa de desenvolvimento de novas drogas. A capitalização dessas empresas chegou a atingir o valor de 4 bilhões de dólares e suas diversas patentes renderam a UCSF o valor de 350 milhões de dólares.

Foi membro da Academia de Ciências Americana e do Instituto de Medicina da Academia de Ciências Americana. O Prof. Baxter tinhaum carinho especial pelo Brasil. Ele já treinou vários Brasileiros entre os que realizaram pós-doutorado na Universidade da Califórnia San Francisco podemos citar: Prof. Ralff Carvalho J Ribeiro (in memorian); Prof. Francisco A R Neves e Profa. Marie Togashanai, Prof. Hans Graf, Prof. Alessandro Nascimento, Profa. Suzana Cunha Lima. 

Em 2000, o Prof. John Baxter fez uma doação de 200 mil dólares para a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Farmacologia Molecular da Universidade de Brasília. Além disso, quando Presidente da Endocrine Society, ele criou, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, um programa de treinamento de pesquisadores brasileiros nos Estados Unidos.

Sua ausência fará muita falta à ciência mundial, americana e brasileira. Sua lembrança trará sempre boas recordações.