web analytics
Em destaqueSobre o Departamento

Os Planos da Nova Diretoria

By 28 de janeiro de 2017 julho 15th, 2020 No Comments

2017 é um ano de mudança de gestão para Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, suas Regionais, Comissões e Departamentos, incluindo o Departamento de Tireoide. A nova diretoria, que assumiu no dia 1º de janeiro, é composta da seguinte forma: presidente – Dra. Célia Nogueira; vice-presidente – Dr. José Augusto Sgarbi; secretária – Dra. Janete Cerutti; diretoras – Dra. Ana Luisa Maia, Dra. Laura Ward, Dra. Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira e Dra. Gisah Amaral; e os suplentes – Dr. Mario Vaisman e Dr. Danilo Villagelin.

Em entrevista ao site, a Dra. Célia Nogueira falou sobre a função na diretoria, o desafio de ser presidente e os planos para o futuro do Departamento. Confira:

Site da Tireoide: Para que o público entenda melhor, qual a função do presidente de um Departamento e qual a importância desse cargo para você?
Dra. Célia: O departamento é formado pela diretoria e pelo presidente, eleitos pelos seus sócios. O trabalho é de forma conjunta e coesa e as ações são discutidas e implementadas. O presidente tem a função de manter esta integração e finalizar as ações e para mim é uma honra presidir o Departamento. É a realização de mais uma etapa na minha carreira profissional e científica.

Site da Tireoide: Como foi a transição da antiga para a nova gestão?
Dra. Célia: A grande maioria dos integrantes da nova gestão já fazia parte da anterior. Portanto, o Departamento terá a oportunidade de continuar as ações já iniciadas na diretoria anterior. Faço parte do Departamento de Tireoide da SBEM desde 2012, o que me permitiu participar ativamente das ações desenvolvidas na área científica e para o público leigo. Um aprendizado para a função que exerço no momento.

Site da Tireoide: Qual o maior desafio da sua gestão e da nova diretoria?
Dra. Célia: A gestão da Dra. Gisah Carvalho do Amaral (2015/2016) foi extremamente atuante e temos o desafio de manter essa mesma atuação. Manter uma ação integrada com o Departamento de Endocrinologia Básica e com o Departamento de Endocrinologia Pediátrica.

Site da Tireoide: Quais são os planos para os próximos dois anos à frente do Departamento? 
Dra. Célia: Manter e fortalecer todas as ações já implementadas pelos gestores anteriores. Um dos principais objetivos é desenvolver o estudo e a pesquisa científica clínica e básica da tireoide. Dentro do rigor científico, realizar o Encontro Brasileiro de Tireoide, atualizar e realizar novas diretrizes e consensos. Promover junto à Diretoria Nacional os “Webmeetings” de interesse aos nossos associados. Colaborar com os programas de Educação Médica Continuada aos associados da SBEM e manter, por meio das mídias sociais do Departamento, acesso ao público leigo para esclarecimento em relação às principais doenças que afetam a glândula.

Por fim, representar, quando solicitado, a Diretoria Nacional da SBEM, junto aos poderes públicos, organizações não governamentais ou de fins sociais, na investigação, equacionamento e solução dos problemas de Saúde Pública relacionados com as doenças da glândula tireoide. Também defender e valorizar os associados da SBEM inscritos no Departamento, na sua atividade profissional.

Site da Tireoide: Existem planos para o Dia Internacional da Tireoide?
Dra. Célia: Sim, o Dia Internacional da Tireoide já tem sido foco de discussão entre os membros da diretoria.