Skip to main content
Em destaque

Nova Gestão UFRJ: Cerimônia de Transmissão de Cargo

By 9 de julho de 2019julho 16th, 2020No Comments

A Dra. Denise Pires de Carvalho inicia, oficialmente, a sua gestão na reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na manhã de segunda-feira, 8 de julho, a endocrinologista tomou posse em cerimônia de transmissão do cargo no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia do Fundão.

A médica é ex-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM e da Sociedade Latino Americana de Tireoide, e é a primeira mulher a assumir o cargo na instituição em 100 anos, que será completado em 2020. O professor Carlos Frederico Rocha é o vice-reitor. A nova gestão estará à frente da universidade até 2023.

Uma cerimônia de posse já havia sido realizada, no último dia 2 de julho, em Brasília, que contou com a presença do Ministro da Educação, Abraham Weintraub. Veja como foi a cerimônia em Brasília aqui.

Cerimônia de Transmissão de Cargo

A solenidade teve início às 10h e contou com a presença de dezenas de autoridades de diversos setores – da política à educação. A vice-presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Patrícia de Fátima, o Dr. Mário Vaisman, ex-membro da diretoria, o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, a Dra. Valéria Guimarães e a Dra. Doris Rosenthal foram alguns dos presentes.

Com o auditório lotado, a Dra. Denise foi empossada e recebeu uma medalha da instituição, concedida por algumas universidades aos novos gestores. A nova reitora foi bastante aplaudida, sendo quase dois minutos de aplausos.

Durante seu discurso, a endocrinologista destacou que espera que a UFRJ avance em direção a uma instituição verdadeiramente democrática e voltada para os interesses coletivos da população. “A missão da universidade é ajudar a diminuir as desigualdades sociais transformando a nossa sociedade na sociedade do futuro, sem retrocessos.”

Para a médica, a UFRJ tem demonstrado força e potencialidade ao longo dos anos, mas ainda é preciso incentivo e investimento à altura das atividades que a universidade exerce. “A excelência deve estar sempre no nosso horizonte. Completaremos 100 anos e, comparada com as universidades de outros países, somos uma instituição jovem, que precisa de incentivo permanente. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento constante que caracteriza as universidades, todas em completa sintonia com a sociedade como verdadeiras fontes de saber. Brindaremos nosso Centenário de portas abertas, sem muro, e buscando a participação de toda a sociedade.”

Confira no vídeo o momento em que a Dra. Denise é empossada.