Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura é a nova presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A especialista é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.
De acordo com a médica, a atual diretoria tem como maior expectativa poder dar continuidade às gestões dos que as antecederam.
“Esperamos poder contribuir para aprofundar um aspecto singular do Departamento de Tireoide, que é a interação entre os pesquisadores básicos e clínicos, médicos e não médicos. Essa interação tem resultado em pesquisas translacionais de grande relevância, no tratamento e diagnóstico das doenças tireoideanas”, explica Dra. Carmen.
Um segundo objetivo é ampliar a interação com a sociedade no campo da divulgação científica na área de tireoide. “Creio que a informação de qualidade é uma expectativa da sociedade em geral com relação às entidades científicas. Nesse contexto, as campanhas de esclarecimento sobre as principais doenças tireoidianas, como hipotireoidismo e nódulo de tireoide, são bastante eficientes”, diz a especialista.
Outro plano é o de dar continuidade à participação na vigilância das politicas públicas que regem a iodação do sal de cozinha. “Essa, sem dúvida, é a maior contribuição que o Departamento de Tireoide pode dar ao desenvolvimento humano e econômico da nossa população”, opina a presidente. “Por fim, apoiar e participar na constante formação- atualização dos endocrinologistas clínicos, por meio de diferentes veículos e formas de educação continuada”, completa.
Confira a nova composição do Departamento de Tireoide:
- Presidente: Dra. Carmen Cabanelas Pazos de Moura
- Vice-presidente: Dra. Gisah Amaral
- Secretária: Dra. Celia Nogueira
Diretores:
- Dra. Ana Luiza Silva Maia
- Dra. Janete Maria Cerutti
- Dra. Laura Stein Ward
- Dra. Rosalina Camargo