web analytics
Em destaqueEventos Científicos

LATS 2009 Aconteceu em Gramado

By 30 de abril de 2009 julho 8th, 2020 No Comments

Flavia Garcia, de Gramado, RS

XIII Latin American Thyroid Congress (LATS 2009) teve início com uma conferência especial sobre as cirurgias da tireoide. O tema foi escolhido em homenagem ao centenário do Prêmio Nobel, recebido por Theodor Kocher, o cirurgião que revolucionou a forma de fazer tireoidectomias.

Durante todo o dia 30 de abril, especialistas nacionais e latino-americanos palestraram sobre as diferentes formas da cirurgia da tireoide, suas indicações, o pré e o pós-operatório. Este foi um dia de integração entre os clínicos (endocrinologistas) e os cirurgiões.

LATS 2009 reuniu os principais especialistas em tireoide, de 30 de abril a 3 de maio, no Hotel Serrano, em Gramado, Rio Grande do Sul (Brasil). A presidência do evento esteve a cargo da Dra. Ana Luiza Maia.

Um Pouco de História

A primeira palestra do evento, intitulada “Kocher e a História da Cirurgia de Tireoide”, foi ministrada pelo Professor Claudio Cernea, de São Paulo. Ele abordou os dados históricos dos sete principais especialistas em cirurgia da tireoide, em especial Emil Theodor Kocher.

O professor lembrou que Kocher foi o vencedor do primeiro Prêmio Nobel de Medicina, em 1909, com o trabalho: “Uber Kropfextirpation und ihre Folgen. Arch. Fur klinische Chirurgie, 29:254 1883”. Este trabalho estabeleceu os princípios técnicos da tireoidectomia total, que são utilizados até os dias de hoje. O trabalho reporta casos severos, incluindo uma famosa paciente: Marie Rischel.

Dados da literatura mostram Kocher como o segundo grande nome das doenças de tireoide. Ele viveu entre os anos de 1841 e 1917 e, em toda a sua vida profissional, realizou cerca de 5 mil tireoidectomias. Com isso, reduziu o índice de óbitos por bócios multinodulares de 16% para 0,5%.

Entretanto, segundo o Prof. Claudio, no final de sua carreira Kocher se deparou com dois dilemas éticos, que são identificados até hoje, porém ele mesmo dizia já ter a especialização, em termos técnicos, em cirurgias de bócio multinodular. Em 1912, Kocher doou o valor de seu prêmio (Nobel), 200 mil francos suíços, para o instituto de biologia no qual fazia suas pesquisas.

Dentre os seguidores de Kocher, o Prof. Claudio ressaltou o Dr. William S. Halsted, que foi o criador do modelo de residência médica que existe até hoje. O Prof. Claudio listou, ainda, todos os cirurgiões que já receberam o Prêmio Nobel:

  • Theodor Kocher (1909): Tireoidectomia
  • Alexis Carrel (1912): Suturas vasculares
  • Robert Bárány (1914): Sistema vestibular
  • Frederick Banting (1923): Insulina
  • Antonio Egas Moniz, Brasileiro (1949): Lobotomia cerebral
  • Werner Forssmann (1956): Cateterização cardíaca
  • Charles Huggins (1966): Hormônios e câncer de próstata
  • Joseph E. Murray (1990): Transplantes de órgãos

Para finalizar, o Prof. Claudio afirmou que “a demonstração suprema da arte do cirurgião é a extração do bócio. E o Dr. Kocher foi o grande cirurgião desta área”.