Skip to main content
Área CientíficaEventos Científicos

Ingestão de Iodo e a Tireoide

By 7 de agosto de 2020setembro 11th, 2020No Comments

Dando sequência a série “Conversando com o Especialista”, o Departamento de Tireoide da SBEM realizou na última quinta-feira, 30 de julho, uma live no Instagram sobre iodo. O convidado foi o Dr. Helton Estrela Ramos que esclareceu sobre a falta e o excesso do mineral no organismo e os riscos para o funcionamento da tireoide.

O endocrinologista explicou sobre a relação do iodo, tão presente no dia a dia da população, e a tireoide e falou sobre o impacto dele na vida das pessoas. “O iodo é um elemento químico que está presente na natureza e é matéria prima para a produção de hormônio tireoidiano. Mundialmente falando, a deficiência de iodo é um grande problema de saúde pública.”

Durante o bate-papo, o médico abordou as causas do excesso e da falta de iodo no organismo; orientou sobre o armazenamento do sal; falou sobre as variações do sal e o quanto é importante ter atenção com esse produto; explicou sobre a associação entre iodo e tireoidite de Hashimoto (doença autoimune que é a causa mais frequente do hipotireoidismo); além de esclarecer várias outras dúvidas dos participantes.

Confira o vídeo com os esclarecimentos.