Skip to main content
CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

Importância do Teste do Pezinho

By 18 de maio de 2015julho 10th, 2020No Comments

“Hipotireoidismo congênito é uma das causas mais comuns de retardo mental passível de prevenção. O retardo mental, nesse caso, pode ser prevenido, com diagnóstico e tratamento adequado.

Esse é o motivo da grande importância na realização do teste do pezinho, que faz parte do programa de triagem neonatal. É através desse teste que se obtém o diagnóstico do hipotireoidismo congênito.

O teste é feito nos primeiros dias de vida e também diagnostica outras doenças, tais como fenilcetonúria.

A causa mais comum para o hipotireoidismo congênito é um defeito na formação e desenvolvimento da tireoide do bebê, ainda dentro do útero. Existem também outras causas menos comuns.

Apesar do bebê não produzir, ou produzir pequenas quantidades de hormônio tireoidano, o hormônio da mãe é capaz de exercer um efeito protetor no desenvolvimento desse bebê,  pois ele é capaz de passar da mãe para o feto.

Para se ter uma noção sobre o que estamos comentando, a tireoide de todo feto só se desenvolve a partir da oitava semana de gestação, portanto é o hormônio da mãe que protege o bebê naturalmente.

A criança que nasce com hipotireoidismo congênito pode apresentar sinais e sintomas, que correrão na dependência de diferentes fatores, tais como o grau do defeito na formação de sua tireóide, níveis dos hormônios tireoidanos materno e dos seus próprios mecanismos de adaptação dentro do útero.

O problema maior ocorre após o nascimento, onde a ausência do hormônio tireoidano pode gerar consequências muito graves a longo prazo.

Por isso o teste do pezinho é tão importante.”

(Consultoria Dra. Patrícia de Fátima, membro da diretoria do Departamento de Tireoide da SBEM, UFRJ)

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.