Skip to main content
Área CientíficaEm destaqueLaboratórios de Pesquisa

HUCFF Mantém Pesquisa Clínica em Tireoide

By 28 de outubro de 2009julho 8th, 2020No Comments

Por Cintia Salomão Castro

O câncer da glândula da tireoide e a disfunção tireoidiana subclínica são alguns dos principais assuntos estudados pela equipe de pesquisa do Serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que funciona no campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Desde 1989 na chefia do serviço, o endocrinologista Mario Vaisman destaca a parceria com o Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal, que já dura mais de uma década. A atuação conjunta acontece em algumas pesquisas. Para ele, essa associação forneceu um importante ganho qualitativo aos estudos. Uma área complementa a outra, acredita.

“A equipe da área básica (do laboratório) fez com que a área clínica aprendesse muito do ponto de vista do rigor cientifico e da metodologia. As pesquisas translacionais melhoraram muito a qualidade das análises clínicas, as quais adquirem um embasamento mais consistente e mais sólido. Da mesma forma, é importante para a área básica defrontar-se com perguntas clínicas. Se temos uma pergunta em relação aos pacientes, vamos à bancada, para tentar ver se lá resolvemos a questão, com o objetivo de dar um retorno ao paciente” – exemplifica.

Três Linhas
As pesquisas do HUCFF dividem-se, atualmente, em três linhas fundamentais: uma dedicada ao câncer de tireoide; outra sobre o estudo da disfunção tireoidiana subclínica hiper e hipotireoidiana; e uma terceira que analisa a doença de Graves

A linha de estudos que trabalha com o câncer mantém uma parceria com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), através da qual são avaliadas novas possibilidades terapêuticas. O trabalho da equipe já rendeu, inclusive, um prêmio EBT (entregue durante o Encontro Brasileiro de Tireoide, promovido pelo Departamento de Tireoide da SBEM). 

“Também estamos começando uma parceria internacional com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York”, adianta o Dr. Mario Vaisman.

O âmbito das análises da disfunção tireoidiana subclínica envolve várias disciplinas, entre as quais cardiologia, medicina física e educação física. “Por conta desta linha de pesquisa, fui convidado para participar de um debate sobre hipotireoidismo subclínico, durante o próximo Congresso Internacional de Tireoide, que acontecerá em 2010, em Paris” – comemora.

“Além disso, temos investigado muito sobre oftalmopatia, tanto em relação ao diagnóstico como ao tratamento. Há coisas realmente originais, que podem vir a render uma patente” – antecipa.


Recrutamento


Para efetuar os estudos em pesquisa clínica, todos devidamente aprovados pelos comitês científicos de ética, a equipe recruta alguns pacientes. Nessa fase, trabalham alunos da graduação e da pós-graduação.

“Espalhamos cartazes no Hospital Universitário e em outros serviços do Estado. Há muita procura, pois, ao final, eles recebem um tratamento diferenciado” – explica o professor Vaisman. 

Quem quiser saber se há alguma pesquisa em andamento, na qual seja necessário o recrutamento de pacientes, pode enviar um email (vaisman@hucff.ufrj.br) para o Dr. Mario Vaisman, pedindo mais informações. 

A equipe conta com os docentes e endocrinologistas Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira e Alexandru Buescu. Além deles, colaboram médicos-cirurgiões, patologistas, cardiologistas, radiologistas, médicos nucleares e fisioterapeutas.