Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Homenagens no CBEM 2012

By 22 de novembro de 2012julho 9th, 2020No Comments

Durante o 30º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu no início de novembro, entre os especialistas homenageados figuram dois proeminentes endocrinologistas, ligados ao tratamento da tireoide os professores João Hamilton Romaldini e Walter Bloise.


Durante o jantar dos palestrantes, realizado em Goiânia, os dois endocrinologistas receberam premiações para marcar o trabalho que vêm realizando há tanto tempo pela especialidade no país. Os dois ficaram bastante emocionados e o interessante da ocasião é que o Dr. Romaldini, que recebeu a homenagem da Dra. Valéria Guimarães e do Dr. José Augusto Sgarbi, diretor do Departamento de Tireoide, também foi o responsável por fazer o mesmo ao professor Bloise.

Na foto, o Dr. Romaldini, com a esposa Ceres, a Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide, e o Dr. Sgarbi.

Na foto abaixo, o Dr. Bloise com a Dra. Laura.

Nas palavras do Dr. Sgarbi, o respeito e o carinho pela dedicação ao Dr. Romaldini, mais conhecido entre os amigos por “Roma”.

“O Roma é um sonhador, um idealizador que consegue enxergar num alcance muito a frente do nosso tempo; um pensador, amante da literatura e da poesia, da boa música, clássica e jazz. De sangue italiano, extremamente autêntico, mas muito e muito afetivo e amigo.

Ele sempre acrescenta e mostra um caminho, inspirado sabe-se lá onde, nos momentos mais difíceis. As vezes você pensa, ele está louco, mas, passado algum tempo, você percebe o sentido esclarecedor daquela conversa. É preciso tempo para alcançar a dimensão do que ele quis dizer.

A Ceres, lógico, é uma mulher muito inteligente e forte, não poderia ser diferente. É o contraponto no sentido de saber conciliar a razão com a emoção. Ela faz isto pra ele, o reposiciona da órbita para a Terra. A Ceres soube viabilizar e permitir, até com seu relativo recolhimento, os caminhos do Roma. Sabia que apenas uma estrela poderia brilhar, mas é ela quem gera a luz e a força que o sustenta. Sabe a lei da gravidade? É isto. Se não fosse por ela, possivelmente não teríamos o Roma no concreto. Ele estaria orbitando e perdido dentro de suas constantes e fantásticas tempestades de ideias”. (José Augusto Sgarbi)

O Dr. Bloise, que durante anos, ficou a frente da Comissão de Título de Especialista da SBEM, agradeceu ao carinho com as seguintes palavras:

Meus queridos colegas da SBEM,

A respeito dessa minha homenagem, não vou dizer que não a mereço, o que seria uma tremenda hipocrisia, pois na verdade estou é gostando muito. O que eu fiz por merecer pode ser transferido para todos os que me precederam e me sucederam na maravilhosa tarefa que foi e ainda continua sendo realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Se perguntarem qual foi esta tarefa, podem responder sem medo de errar que foi o ensino da endocrinologia a nível nacional.

Posso afirmar com conhecimento de causa e continuo repetindo que a SBEM me ensinou tanto, ou mais, endocrinologia se comparada às melhores escolas médicas do Brasil.

Estes ensinamentos começaram como se fossem uma ligeira “marola” endócrina localizada no eixo Rio-São Paulo e com o tempo transformaram-se em um verdadeiro “tsunami” didático que inundou toda a superfície do Brasil.

Portanto, meus amigos, hoje a grande homenageada é a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, representada pela atual diretoria e as que a precederam. Muito obrigado.