Skip to main content
Em destaqueEventos Científicos

Homenagens no CBEM 2012

By 22 de novembro de 2012julho 9th, 2020No Comments

Durante o 30º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu no início de novembro, entre os especialistas homenageados figuram dois proeminentes endocrinologistas, ligados ao tratamento da tireoide os professores João Hamilton Romaldini e Walter Bloise.


Durante o jantar dos palestrantes, realizado em Goiânia, os dois endocrinologistas receberam premiações para marcar o trabalho que vêm realizando há tanto tempo pela especialidade no país. Os dois ficaram bastante emocionados e o interessante da ocasião é que o Dr. Romaldini, que recebeu a homenagem da Dra. Valéria Guimarães e do Dr. José Augusto Sgarbi, diretor do Departamento de Tireoide, também foi o responsável por fazer o mesmo ao professor Bloise.

Na foto, o Dr. Romaldini, com a esposa Ceres, a Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide, e o Dr. Sgarbi.

Na foto abaixo, o Dr. Bloise com a Dra. Laura.

Nas palavras do Dr. Sgarbi, o respeito e o carinho pela dedicação ao Dr. Romaldini, mais conhecido entre os amigos por “Roma”.

“O Roma é um sonhador, um idealizador que consegue enxergar num alcance muito a frente do nosso tempo; um pensador, amante da literatura e da poesia, da boa música, clássica e jazz. De sangue italiano, extremamente autêntico, mas muito e muito afetivo e amigo.

Ele sempre acrescenta e mostra um caminho, inspirado sabe-se lá onde, nos momentos mais difíceis. As vezes você pensa, ele está louco, mas, passado algum tempo, você percebe o sentido esclarecedor daquela conversa. É preciso tempo para alcançar a dimensão do que ele quis dizer.

A Ceres, lógico, é uma mulher muito inteligente e forte, não poderia ser diferente. É o contraponto no sentido de saber conciliar a razão com a emoção. Ela faz isto pra ele, o reposiciona da órbita para a Terra. A Ceres soube viabilizar e permitir, até com seu relativo recolhimento, os caminhos do Roma. Sabia que apenas uma estrela poderia brilhar, mas é ela quem gera a luz e a força que o sustenta. Sabe a lei da gravidade? É isto. Se não fosse por ela, possivelmente não teríamos o Roma no concreto. Ele estaria orbitando e perdido dentro de suas constantes e fantásticas tempestades de ideias”. (José Augusto Sgarbi)

O Dr. Bloise, que durante anos, ficou a frente da Comissão de Título de Especialista da SBEM, agradeceu ao carinho com as seguintes palavras:

Meus queridos colegas da SBEM,

A respeito dessa minha homenagem, não vou dizer que não a mereço, o que seria uma tremenda hipocrisia, pois na verdade estou é gostando muito. O que eu fiz por merecer pode ser transferido para todos os que me precederam e me sucederam na maravilhosa tarefa que foi e ainda continua sendo realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Se perguntarem qual foi esta tarefa, podem responder sem medo de errar que foi o ensino da endocrinologia a nível nacional.

Posso afirmar com conhecimento de causa e continuo repetindo que a SBEM me ensinou tanto, ou mais, endocrinologia se comparada às melhores escolas médicas do Brasil.

Estes ensinamentos começaram como se fossem uma ligeira “marola” endócrina localizada no eixo Rio-São Paulo e com o tempo transformaram-se em um verdadeiro “tsunami” didático que inundou toda a superfície do Brasil.

Portanto, meus amigos, hoje a grande homenageada é a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, representada pela atual diretoria e as que a precederam. Muito obrigado.

Departamento de Tireoide da SBEM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.