Skip to main content
Em destaque

Guideline da ATA: Câncer Anaplásico de Tireoide

By 29 de março de 2021maio 17th, 2021No Comments

A American Thyroid Association (ATA) divulgou, em março, o guideline revisado para o diagnóstico e tratamento de câncer anaplásico de tireoide. As novas diretrizes foram publicadas no Thyroid Journal da ATA, e têm 31 recomendações e 16 orientações de boas práticas para médicos, pacientes e pesquisadores sobre as principais evidências científicas relacionadas a esse tipo de câncer de tireoide. 

O documento ressalta que o câncer anaplásico de tireoide, apesar de muito agressivo, é raro e um dos cânceres menos frequentes na tireoide.

Os pesquisadores destacam que é essencial um aconselhamento adequado ao paciente, definição das metas de cuidados e um plano de manejo de forma rápida; além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar visando os cuidados paliativos (endocrinologistas, cirurgiões, oncologistas).

A Nova Diretriz

A primeira diretriz da ATA para o manejo de pacientes com câncer anaplásico de tireoide foi publicada em 2012 e organizada pela Força Tarefa da instituição. Com os avanços na área deste a publicação inicial, os pesquisadores procuraram elaborar novas diretrizes abrangentes sobre a doença, com base em metodologia sólida, conceitos baseados em evidências, opinião de especialistas, princípios éticos e sensibilidade para os desejos e preocupações dos pacientes e de seus familiares.

Segundo a ATA, a diretriz atualizada possui recomendações e declarações de boas práticas a partir de literaturas revisadas e sintetizadas. Entre os tópicos do material estão: avaliação inicial, metas de tratamento, abordagens para doença avançada/metastática, opções de cuidados paliativos, monitoramento em longo prazo e questões éticas.

O documento completo está disponível no link.

American Thyroid Association Guidelines for Management of Patients with Anaplastic Thyroid Cancer