web analytics
Em destaque

Grande Perda na Endocrinologia Brasileira

By 22 de agosto de 2017 julho 15th, 2020 No Comments

A endocrinologia perdeu hoje um de seus grandes nomes. A SBEM, com pesar, informa o falecimento do Dr. Bernardo Leo Wajchenberg. O enterro será nesta terça-feira, às 11h, no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

“Não gosto de gente velha. Só estou atualizado porque fico cercado dos residentes” – Professor Bernardo Leo Wajchenberg. O Dr. Bernardo Leo foi autor de mais de 200 artigos científicos, teve dois livros publicados e dezenas de capítulos em publicações, centenas de citações de artigos no mundo inteiro e ocupou o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Mesmo depois dos 80 anos continuava acumulando produções científicas de reconhecimento mundial e mantendo diálogo terno com seus pacientes. Em 2007, recebeu o Distinguished Physician Award, da Endocrine Society, a partir de uma indicação da SBEM. “O Dr. Amélio Godoy-Matos me indicou para o prêmio. Ele pediu meu currículo e, por milagre… ganhei. Quando recebi a correspondência, achei que tinha algo errado. Resolvi conferir, ligando para os Estados Unidos e a senhora que me atendeu confirmou que era eu mesmo”, contou o professor.

O professor Wajchenberg seguiu a carreira médica pelo desejo do seu pai. Ele dizia que não tinha vocação. “Não vou dizer que me arrependo porque seria ridículo. Já que estou fazendo é melhor não me arrepender. Eu acredito no trabalho”.