web analytics
Área CientíficaEm destaquePara o Público

Fake News na Área de Saúde

By 18 de maio de 2018 julho 16th, 2020 No Comments

O termo “Fake News” é usado para especificar notícias falsas compartilhadas na Internet, principalmente, em redes sociais. A divulgação deste tipo de conteúdo pode prejudicar a imagem de pessoas e instituições, além de tornar ainda mais rápido a proliferação de textos ou postagens irregulares sobre algum tema. Na manhã desta sexta-feira, o Mais Você, da Rede Globo, a apresentadora Ana Maria Braga falou sobre o assunto, dando destaque para as informações mentirosas compartilhadas na área de saúde. O tema Câncer de Tireoide foi citado como exemplo, e esclarecido pelo médico Dr. Dráuzio Varela.

O compartilhamento de Fake News envolvendo cuidados, tipos de medicamentos, vacinas e outros assuntos relacionados à área de saúde podem trazer riscos prejudiciais. É necessário muito cuidado e atenção com o tipo de conteúdos acessados e compartilhados. Nem sempre o simples fato da notícia estar na internet comprova sua veracidade.

Existem alguns procedimentos que podem ajudar a identificar se uma matéria é falsa ou não.

Confira abaixo: 
1) Geralmente, algumas notícias falsas usam um tom alarmista em suas publicações. Repare com atenção.

2) É muito importante verificar a fonte da notícia. É comum que notícias falsas não divulguem sua procedência, pois assim, não serão descobertas. Em casos de assuntos envolvendo a área de saúde, só compartilhe informações com base no posicionamento de um especialista ou uma Sociedade.

3) Esse tipo de notícia pede ao leitor para ser compartilhada. Eles alegam necessidade (e algumas vezes até urgência) em serem divulgadas com outras pessoas, justificando ser de tamanha importância.

Essas informações foram retiradas do Programa da Ana Maria Braga: gshow.globo.com/programas/mais-voce/episodio/2018/05/18/videos-de-mais-voce-de-sexta-feira-18-de-maio.ghtml

Você tem responsabilidade pelo tipo de notícias que propaga. Não contribua com Fake News. Compartilhe informação segura.