web analytics
EBT 2008Em destaque

Especialista Recebe Prêmio Por Dedicação à Tireoide

By 15 de maio de 2008 julho 7th, 2020 No Comments

O médico e professor Rui Maciel recebe um prêmio pela sua dedicação à tireoidologia brasileira durante o 13o Encontro Brasileiro da Tireoide, que ocorrerá no Royal Palm Plaza de Campinas, em São Paulo. Ele será o segundo premiado, após a professora Doris Rosenthal obter a mesma homenagem, em 2006, no evento realizado em Curitiba.

Dr. Rui Maciel é professor titular de endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo. Formou-se em 1970, na Escola Paulista de Medicina da Unifesp e nos anos de 1977 e 1978 foi “research-fellow” em Endocrinologia na Universidade da Califórnia. Na década de 80 foi professor visitante da Harvard Medical School, durante dois anos.

Já formou mais de 30 profissionais em Mestrado e Doutorado, que hoje são líderes de opinião na clínica e pesquisa da tireoide. Ocupou o cargo de editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia – ABE&M; foi presidente da Sociedade Latino-americana de Tireoide; integrou a Comissão de Título de Especialista em Endocrinologia da SBEM e é um dos maiores incentivadores brasileiros da tireoideologia.

Entre trabalhos importantes realizados pelo Dr. Rui Maciel está o estabelecimento de bases dos programadas de rastreamento do hipotireoidismo congênito. O Teste do Pezinho é hoje um grande programa de alcance social no país.

O especialista foi um dos fundadores dos Encontros Brasileiros de Tireoide que, hoje, reúnem cerca de 1.500 participantes a cada edição.