Inovação e interdisciplinaridade. Esses foram os princípios norteadores da Comissão Científica do Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT 2018), que acontece dos dias 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão/SP. O presidente da Comissão Científica é o Dr. José Augusto Sgarbi. As doutoras Ana Luiza Maia, Gisah Amaral de Carvalho, Janete Cerutti e Patrícia de Fátima, além dos doutores Danilo Villagelin e Mario Vaisman – todos membros da diretoria do Departamento de Tireoide – fazem parte da Comissão.
De acordo com o Dr. Sgarbi, a programação científica da atual edição do EBT terá algumas mudanças. Diferente de edições anteriores, não serão realizadas paralelamente sessões clínicas e básicas, como se as áreas de conhecimento não fossem interligadas e dependentes uma da outra.
A programação será baseada em novos conceitos e conhecimentos produzidos nos últimos dois anos por pesquisadores nacionais, de ambas as áreas. Os assuntos serão discutidos em um mesmo simpósio temático interdisciplinar. “Temas de grande interesse clínico, os quais sofreram mudanças ou atualizações recentes, como os novos guidelines da ATA para o tratamento do hipertireoidismo e das disfunções tireoidianas na gestação; a estratificação dinâmica de risco no carcinoma diferenciado de tireoide; a nova edição do sistema Bethesda para o diagnóstico citológico da punção-biópsia de nódulos de tireoide e as mudanças na conduta no carcinoma de tireoide de baixo risco serão destaques em sessões interativas de discussão de casos, painel multidisciplinar e de debate.”
A novidade deste ano será uma sessão de “julgamento”. Essa sessão interativa acontece no último dia do Encontro, e terá um promotor e um advogado de defesa que irão apresentar suas teses frente a acusação de que o microcarcinoma de tireoide é agressivo. O Dr. Mario Vaisman será o juiz, sendo a advogada de defesa a Dra. Laura Ward e o promotor o Dr. Claudio Cernea.
Outro destaque da programação científica é o Prêmio Jovem Investigador. Serão premiados três trabalhos dos 15 que estão concorrendo nas categorias Jovem Investigador básico, clínico e translacional, sendo apresentados em sessões orais. Cada ganhador receberá, além de certificado, uma quantia em dinheiro no valor de dez mil dólares cada um. “Outros trabalhos de destaque serão discutidos na Sessão de Pôsteres comentados, e os demais na forma de pôsteres. São 155 trabalhos para apresentação. Esse é um número recorde dos EBT’s, o que nos mostra que a produção científica nacional em tireoide está crescendo e que o Encontro é uma ideia de sucesso”, finalizou Dr. José Sgarbi.
O EBT 2018 tem como presidente a Dra. Célia Regina Nogueira. A Comissão Organizadora está sob a responsabilidade do Dr. Danilo Villagelin. Dra. Laura Ward, membro da diretoria do Departamento, também faz parte da Comissão.