Skip to main content
EBT 2010Em destaqueEventos Científicos

EBT: Abertura Oficial

By 4 de junho de 2010julho 8th, 2020No Comments

A cerimônia de abertura do 14° EBT seguiu as tradições dos anteriores, realizando uma solenidade que pudesse transformar a atividade em um encontro entre grandes amigos.  Para dar as boas-vindas aos cerca de 1.600 inscritos foram convidados à mesa: O Dr. Genair Simoni, presidente da Associação Catarinense de Medicina; Dra. Edna Kimura, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM; Dra. Maria Heloisa Canalli, presidente da Comissão Organizadora do 14° EBT; Dr. Alexandre Hohl, presidente da SBEM Regional Santa Catarina; e Dra. Laura Ward, presidente da Comissão Científica do 14° EBT.

Discursos rápidos procuraram mostrar à plateia da dinâmica dos trabalhos e a responsabilidade de quem organiza um evento com o porte do EBT.

O Dr. Alexandre mencionou que a SBEM Regional de Santa Catarina tem uma meta de trabalho, que é a de realizar 10 eventos em 10 anos. “Ainda teremos o Endosul e o Congresso Brasileiro de Diabetes. Gostamos de receber os colegas em nosso estado”.

A presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Edna, lembrou que o EBT nasceu há 30 anos e que hoje é considerado o maior evento de tireoidologia do país. “Pesquisadores que trabalhavam na área básica e clínica iniciaram um fórum de discussão e apresentação dos seus trabalhos. Eram cerca de 50 pessoas”.

Foram cerca de dois anos de trabalho da Comissão Científica, como contou a Dra. Laura. A endocrinologista diz que os EBTs são ótimos momentos de formar novas parcerias, discutir estudos e fazer ciência.

Fechando as declarações, a Dra. Maria Heloísa Canalli, fez um balanço geral do trabalhos, além de fazer com que os participantes conhecessem um pouco das particularidades de Florianópolis. “O primeiro EBT foi organizado pelo Dr. João Romaldini e Dr. José Carlos da Rosa, além de diversos colegas, entre eles uma que faz parte da nossa comissão científica: Dra. Iara Santos Medeiros.”

Depois das homenagens e agradecimentos, o evento estava oficialmente aberto.