Skip to main content
EBTEBT 2020Press Release

EBT 2020 – Press Release: Pesquisa Sobre Câncer de Tireoide

By 29 de outubro de 2020dezembro 21st, 2020No Comments

Estudo que confirmou a alta prevalência de câncer de tireoide entre os socorristas que atuaram nos resgates do atentado de 11 de Setembro, contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (EUA), contou com o trabalho de pesquisadores brasileiros, entre eles, Dra. Janete Cerutti, geneticista e presidente da Comissão Científica do 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (XIX EBT), que acontece pela primeira vez online de 30 a 31 de outubro.

“Um dos tipos de câncer mais comuns relatados após o atentado de 11 de setembro é o de tireoide, com taxa de duas a três vezes maior no grupo de pessoas estudadas do que a observada nos residentes de Nova Iorque. Trata-se de pessoas que trabalharam diretamente entre os escombros nas operações de limpeza ou participaram do resgate das vítimas como médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros ou voluntários, e que ficaram expostos à camada de poeira tóxica e detritos produzidos pelo colapso das torres, mesmo que perifericamente expostos a estes produtos químicos e partículas tóxicas, e fazem parte do Programa de Vigilância de Saúde do World Trade Center. Nosso objetivo foi confirmar o diagnóstico de câncer e excluir os casos falso-positivos devido a um excesso de diagnóstico decorrente do aumento da vigilância nesta coorte”, conta Dra. Janete.

O estudo contou com um painel de quatro biomarcadores que têm alta precisão para confirmar os casos de câncer e também distingui-los entre tumores de tireoide benigno ou maligno. Por meio desse trabalho, onde foram utilizados anticorpos na análise dos casos de câncer dos pacientes do atentado de 9/11, e que têm sido seguidos pelo programa de Vigilância do Monte Sinai, foram confirmados os casos de câncer.

Essa confirmação dos casos é importante pois o diagnóstico mais preciso auxilia na conduta médica e monitoramento desses pacientes. “A causa dessa alta prevalência de câncer de tireoide nessa população do WTC ainda está sendo estudada. Pode estar relacionada aos subprodutos químicos tóxicos gerados da combustão do material utilizado nas construções dos prédios, queima de plástico ou, ainda, da queima do combustível do avião, mas tudo ainda é suspeita e estamos estudando”, conclui Dra. Janete.

“Agentes ambientais e função tiroidiana” é um dos muitos temas do 19º Encontro Brasileiro de Tireoide, evento que visa unir interesses de clínicos, estudantes e comunidade acadêmica, divulgando novos conhecimentos, promovendo a atualização clínica e incentivando a formação de jovens pesquisadores.

19º ENCONTRO BRASILEIRO DE TIREOIDE

De 30 a 31 de outubro

Mais informações: www.ebt2020.com.br

Sobre o EBT

O Encontro Brasileiro de Tireoide – EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promoção de intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área. Em razão da pandemia, essa será sua primeira versão online.

Serviço

  • www.instagram.com/tireoidesbem/
    www.facebook.com/tireoidesbem
    twitter.com/sbem_tireoide

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)

  • Regiane Chiereghim: regiane@gengibrecomunicacao.com.br
  • Patrícia de Andrade: patricia@gengibrecomunicacao.com.br
  • Débora Torrente: debora@gengibrecomunicacao.com.br