Skip to main content
EBT 2018Em destaqueEventos CientíficosImprensaPress Release

EBT 2018 Press Release: Taxas de Tumores de Tireoide em Adolescentes e Crianças

By 6 de abril de 2018setembro 9th, 2020No Comments

Assim como em adultos, as principais doenças tireoidianas que acometem os adolescentes  são as disfunções hormonais e os nódulos tireoidianos. Dentre as disfunções hormonais, a falta do hormônio (hipotireoidismo) é a mais comum. A incidência dos nódulos de tireoide aumenta com a idade, com maiores taxas em adolescentes em comparação a crianças com idade inferior a 10 anos.

“Estatísticas americanas estimaram uma taxa de 56 mil novos casos de câncer de tireoide nos EUA no ano de 2017. Desse total, menos de 2% dos casos foi diagnosticado em pacientes pediátricos. A incidência do câncer de tireoide tende a aumentar de acordo com a idade, com taxas extremamente baixas em pacientes com idade inferior a 10 anos (0.04 casos/milhão em pacientes entre 0-4 anos e 0.43 casos/milhão entre 5-9 anos) e taxas mais elevadas em adolescentes e adultos jovens (15.16 casos/milhão entre 15-19 anos e 37.47 casos/milhão entre 20-24 anos)”, conta a endocrinologista Dra. Maria Isabel Cunha Vieira Cordioli, palestrante do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide – 18° EBT, que vai ocorrer de 19 a 22 de abril, em Campos do Jordão (SP).

O prognóstico dos tumores de tireoide na infância e adolescência é excelente e a mortalidade bastante reduzida. No entanto, parte dos pacientes pode permanecer com a doença residual, sem progressão mas também sem a cura completa.

Maior conhecimento acerca dos mecanismos envolvidos na ocorrência dos tumores de tireoide na infância e na adolescência podem, por exemplo, auxiliar na acurácia da biópsia dos nódulos. Segundo a endocrinologista, um problema atual na avaliação das biópsias de tireoide (punção aspirativa por agulha fina) é que há um percentual significativo com resultado indeterminado, ou seja, incapaz de descartar malignidade na amostra. “A possibilidade de associar a realização de um teste genético nessas amostras de punção indeterminada pode auxiliar na melhor avaliação desses nódulos e na indicação dos pacientes que realmente precisam de um tratamento cirúrgico”, conta Dra. Maria Isabel.

Avanços no tratamento dos tumores – A cirurgia (retirada da glândula tireoide) e o tratamento com iodo radioativo são as principais ferramentas terapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento dos tumores de tireoide. No entanto, em alguns pacientes pode não se obter a cura da doença com essas abordagens. O maior conhecimento acerca da genética desses tumores pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos auxiliares no tratamento desses pacientes com doença persistente.

‘Avanços na Genética dos tumores pediátricos e implicações clínicas’ é um dos temas da grade científica do XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide, evento que promove a interatividade e multidisciplinaridade em seu programa científico, e que espera reunir 1500 congressistas para tratar de pesquisa aplicada a casos clínicos.

XVIII Encontro Brasileiro de Tireoide

  • Data: de 19 a 22 de abril
  • Local: Campos do Jordão Convention Center,
  • Endereço: Av. Macedo Soares, 499 – Capivari, Campos do Jordão – SP
  • Horário: a partir das 8 horas
  • Mais informações: www.ebt2018.com.br

Credenciamento para imprensaimprensa@gengibrecomunicacao.com.br

Sobre o EBT

O Encontro Brasileiro de Tireoide – EBT é um evento organizado pelos endocrinologistas membros do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com o objetivo de atualização clínica, divulgação científica e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais que atuam na área.

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)

  • Regiane Chiereghim: regiane@gengibrecomunicacao.com.br
  • Patrícia de Andrade: patricia@gengibrecomunicacao.com.br
  • Débora Torrente: debora@gengibrecomunicacao.com.br