Skip to main content
Em destaquePara o Público

Conhecendo a Tireoide

By 28 de novembro de 2019julho 16th, 2020No Comments

Apesar da tireoide ser uma glândula muito importante, a população em geral sabe pouco sobre ela. É muito comum os médicos ouvirem dos pacientes, durante as consultas, que ele tem tireoide. A grande maioria desconhece, inclusive, em que região do corpo a glândula se encontra.

Onde Fica a Tireoide?

A tireoide fica localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo do Pomo de Adão. Ela possui forma de borboleta (com dois lobos) e também pode lembrar um escudo. 

Tem o papel de regular a função de órgãos importantes do organismo como coração, cérebro, fígado e rins, e produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Além disso, contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e ajuda na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Ela é uma das maiores glândulas do corpo e pode chegar até 25 gramas em um adulto. Esse tamanho pode aumentar ainda mais quando surge um bócio, causado pelo hipotireoidismo (quantidade insuficiente de hormônios tireoidianos no corpo) ou hipertireoidismo (quantidade de hormônios em excesso).

Autoexame da Tireoide

O diagnóstico das disfunções tireoidianas é feito pelo endocrinologista. Mas, o próprio paciente pode ficar atento ao aumento da tireoide e realizar o autoexame. Ele pode ser feito em casa e o procedimento é muito simples. Basta ter um copo de água e um espelho. Siga abaixo as instruções de como fazê-lo.

  1. Segure o espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do “pomo-de-adão” ou, como é popularmente conhecido, gogó. Ali está a sua glândula tireoide.
  2. Incline o pescoço para trás, para que a região fique mais exposta.
  3. Beba um pouco de água.
  4. O ato de engolir fará com que a tireoide suba e desça. Não confunda a tireoide com o “pomo-de-adão”.
  5. Observe se existe algum caroço ou saliência. Se observar alguma alteração procure um endocrinologista. Ele é o profissional especializado sobre o assunto.