Em destaqueNotícias

Confie na Ciência

By 22 de janeiro de 2021 maio 17th, 2021 No Comments

As sociedades médicas são entidades civis, sem fins lucrativos ou posições político-partidárias, que exercem papel importante na expansão e aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia.

Elas são responsáveis por lutar pela qualidade e a universalidade da educação e do acesso à saúde, além de defender os interesses dos cientistas e promover a disseminação do conhecimento por meio de ações de divulgação.

Nos últimos meses, em função da pandemia da Covid-19, a ciência e o papel das sociedades científicas e publicações ganharam destaque e o público começou a entender melhor o que acontece na área de pesquisa.

Termos sempre utilizados pelos cientistas como fase I, II e III, análises, dados epidemiológicos, publicações, placebo e diversos outros começaram a aparecer nas diversas rodas de conversas e grupos de aplicativos.

Alerta Importante

Ao mesmo tempo em que foi possível mais acesso a todo esse conhecimento, novo para muitos, diversas informações não verídicas e sem comprovação científica se dissipam rapidamente pelas redes sociais.

É o momento para que a população entenda que o papel dessas entidades se tornou ainda mais importante, pois são fontes confiáveis para todos saberem mais sobre determinadas doenças e descobertas.

Os resultados das pesquisas são o que existe de mais confiável. As descobertas influenciam a vida de praticamente todos. Seja no medicamento que cura determinada doença, seja na vacina que permitiu, muitas vezes, erradicar doenças antes avassaladoras, seja em novos tratamentos e tecnologias, que possibilitam uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A SBEM, que representa toda a Endocrinologia e Metabologia, foi fundada há 70 anos, e possui 10 Departamentos Científicos, entre eles o da Tireoide, que estuda permanentemente, as várias áreas da tireoidologia.

Antes de compartilhar qualquer informação, verifique a veracidade nos sites das sociedades científicas.

Confie na Ciência. Ela é a sua maior aliada.