Ao longo do ano, diversos eventos são realizados para debater as questões endocrinológicas. Um deles discute os principais problemas da glândula tireoidiana e é conhecido como Clube da Tireoide. As reuniões acontecem no primeiro sábado de cada mês, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e é um evento independente. O encontro é organizado pelos doutores Celso Friguglietti, Eduardo Tomimori, Maria Tereza Nunes e Rosalinda Camargo, que participam desde a primeira edição.
O Clube da Tireoide existe há 19 anos. A primeira reunião foi realizada em março de 1998. As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também promoviam o encontro até o ano de 2010, mas, atualmente, acontece apenas em São Paulo.
A Dra. Maria Tereza Nunes contou que a ideia surgiu em um Congresso da American Thyroid Association, no Colorado, nos Estados Unidos, em 1997. Um grupo de pesquisadores e médicos de São Paulo estava no evento para apresentar seus trabalhos e surgiu a ideia de realizar reuniões mensais para discutir diferentes temas relacionados à fisiologia e doenças da tireoide. “Além de promover nossa atualização, gerava ideia de novos projetos de pesquisa e de possíveis colaborações.”
O objetivo dos encontros, segundo Dr. Eduardo Tomimori, é divulgar informações recentes, precisas e confiáveis a respeito das pesquisas, diagnóstico e tratamento das doenças da glândula da tireoide; além de debater os trabalhos científicos e casos clínicos apresentados pelos residentes, pós- graduandos e pesquisadores, como complementou a Dra. Rosalinda Camargo. “É um privilégio participar dessas reuniões e compartilhar dos assuntos e pesquisas mais atuais, além de ser gratificante rever colegas e amigos queridos”, disse a médica.
Os organizadores destacaram que qualquer profissional da saúde que tenha interesse na glândula pode participar das reuniões, que são multidisciplinares. Médicos endocrinologistas e nucleares, cirurgiões de cabeça e pescoço, radiologistas, biólogos, biomédicos e residentes que desejarem se inscrever no grupo devem encaminhar e-mail para a Dra. Maria Tereza (mtnunes@icb.usp.br), que será incluído na lista e passará a receber os convites para as reuniões. “Todos estão convidados para as reuniões e aproveitamos para agradecer os nossos parceiros: Hospital Santa Catarina, que cede gentilmente a sala para o Clube, e a Sanofi, que nos prestigia oferecendo o coffee break”, finalizou Dra. Maria Tereza.
As reuniões sempre acontecem às 9h no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e a participação no Clube da Tireoide é gratuita. O Dr. Eduardo informou que o grupo está trabalhando no calendário de 2018, e que em breve será divulgado para os integrantes.