web analytics
Área CientíficaEm destaque

Clube da Tireoide

By 30 de outubro de 2017 julho 16th, 2020 No Comments

Ao longo do ano, diversos eventos são realizados para debater as questões endocrinológicas. Um deles discute os principais problemas da glândula tireoidiana e é conhecido como Clube da Tireoide. As reuniões acontecem no primeiro sábado de cada mês, no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e é um evento independente. O encontro é organizado pelos doutores Celso Friguglietti, Eduardo Tomimori, Maria Tereza Nunes e Rosalinda Camargo, que participam desde a primeira edição.

O Clube da Tireoide existe há 19 anos. A primeira reunião foi realizada em março de 1998. As cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também promoviam o encontro até o ano de 2010, mas, atualmente, acontece apenas em São Paulo.

A Dra. Maria Tereza Nunes contou que a ideia surgiu em um Congresso da American Thyroid Association, no Colorado, nos Estados Unidos, em 1997. Um grupo de pesquisadores e médicos de São Paulo estava no evento para apresentar seus trabalhos e surgiu a ideia de realizar reuniões mensais para discutir diferentes temas relacionados à fisiologia e doenças da tireoide. “Além de promover nossa atualização, gerava ideia de novos projetos de pesquisa e de possíveis colaborações.”

O objetivo dos encontros, segundo Dr. Eduardo Tomimori, é divulgar informações recentes, precisas e confiáveis a respeito das pesquisas, diagnóstico e tratamento das doenças da glândula da tireoide; além de debater os trabalhos científicos e casos clínicos apresentados pelos residentes, pós- graduandos e pesquisadores, como complementou a Dra. Rosalinda Camargo. “É um privilégio participar dessas reuniões e compartilhar dos assuntos e pesquisas mais atuais, além de ser gratificante rever colegas e amigos queridos”, disse a médica.

Os organizadores destacaram que qualquer profissional da saúde que tenha interesse na glândula pode participar das reuniões, que são multidisciplinares. Médicos endocrinologistas e nucleares, cirurgiões de cabeça e pescoço, radiologistas, biólogos, biomédicos e residentes que desejarem se inscrever no grupo devem encaminhar e-mail para a Dra. Maria Tereza (mtnunes@icb.usp.br), que será incluído na lista e passará a receber os convites para as reuniões. “Todos estão convidados para as reuniões e aproveitamos para agradecer os nossos parceiros: Hospital Santa Catarina, que cede gentilmente a sala para o Clube, e a Sanofi, que nos prestigia oferecendo o coffee break”, finalizou Dra. Maria Tereza.

As reuniões sempre acontecem às 9h no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e a participação no Clube da Tireoide é gratuita. O Dr. Eduardo informou que o grupo está trabalhando no calendário de 2018, e que em breve será divulgado para os integrantes.