Skip to main content
Em destaque

Choosing Wisely

By 8 de março de 2021maio 17th, 2021No Comments

No final de fevereiro, foi publicado no Archives of Endocrinology and Metabolism da SBEM (AE&M) o conjunto de recomendações do Choosing Wisely do Departamento de Tireoide (Choosing Wisely for Thyroid Conditions: Recommendations of the Thyroid of the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism). 

A iniciativa, que ocorre em diferentes partes do mundo e em diferentes especialidades, visa promover o diálogo entre médicos e pacientes, buscando estimular a tomada de decisão compartilhada entre eles, além de evitar exames e procedimentos desnecessários.

No documento, é relatado como foi o processo de desenvolvimento do projeto, que contou com uma Task-Force, nomeada pelo Departamento de Tireoide. Ela foi composta por 14 tireoidologistas de diversas instituições brasileiras, que elaboraram uma lista preliminar.

Foram listadas 51 propostas de recomendações, com as dez melhores sendo ranqueadas por pontuação e relevância clínica. Essas recomendações foram submetidas a votação por todos os associados da SBEM e a lista final foi composta pelas cinco recomendações com maior pontuação. No total, 683 associados votaram.

A presidente do Departamento de Tireoide, Dra. Patrícia de Fátima Teixeira, o vice-presidente, Dr. Danillo Villagelin, e os diretores, Dr. Cléo Otaviano Mesa, Dra. Glaucia Mazeto e Dr. Rafael Scheffel integraram a Task-Force. Também compuseram o grupo, que foi coordenado pelo Dr José Miguel Dora e Dra Ana Luiza Maia, os seguintes membros: a Dra. Ana Hoff, a Dra. Fernanda Vaisman, o Dr. Gustavo Caldas, o Dr. Hans Graf, a Dra. Janete Cerutti, a Dra. Patrícia Kunzle Ribeiro Magalhães e a Dra. Rosa Paula Mello Biscolla.

Choosing Wisely for Thyroid Conditions: Recommendations of the Thyroid of the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism