web analytics
Em destaque

Câncer na Tireoide Pode Interferir na Carreira de Cantores e Dubladores

By 16 de maio de 2008 julho 7th, 2020 No Comments

Em 1999, muitos fãs acreditaram que o cantor Rod Stewart abandonaria sua carreira: ele se submeteu a uma cirurgia para extrair um tumor maligno na tireoide. Para cantores ou profissionais que dependem da voz, como dubladores, o câncer de tireoide pode ser um processo difícil em que a voz é extremamente afetada.

“O câncer de tireoide, quando está em estágios mais avançados, pode invadir a inervação das cordas vocais (nervos que passam atrás da glândula tireoide, localizados junto à traqueia e laringe) causando rouquidão”, explica o cirurgião Alfio J Tincani. Um ano depois da cirurgia, Stewart lançou seu CD “As Time Goes By – The Great Amercian Songbook Volume II“, com 1,5 milhão de cópias vendidas. “Foi assustador. Demorei seis meses para ter minha voz de volta”, comentou o cantor na época.

Nos casos de tratamento cirúrgico, o Dr. Tincani explica que a cirurgia pode causar dificuldades na fala e até rouquidão de forma temporária ou definitiva. “Algumas vezes o cirurgião necessita retirar o nervo por estar muito afetado pelo tumor e a rouquidão poderá ocorrer em um grau mais grave”.

De acordo com o médico, a maior parte dos tumores da tireoide não invade precocemente os nervos relacionados à saúde vocal. “A cura é alcançada na maioria dos pacientes que apresentam esta patologia. Os portadores de câncer de tireoide após o diagnóstico, tratamento cirúrgico e seguimento com exames de imagem e laboratoriais costumam se recuperar. Mesmo quando o tumor retorna, o paciente terá alternativas de tratamento com boa sobrevida”, explica o médico.

Além dos tumores tireoidianos, em alguns casos, pacientes com tireoidite grave poderão ter a voz alterada. Indivíduos com enormes bócios poderão ter compressão de traquéia ou laringe e distúrbios na voz e na respiração.