web analytics
Notícias

Câncer de Tireoide na Infância

By 6 de agosto de 2021 setembro 1st, 2021 No Comments

A última live do Departamento de Tireoide da SBEM abordou o tema “Câncer de Tireoide na Infância”. Os esclarecimentos sobre esse assunto, que – na maioria das vezes – preocupa muito os pais, foram da Dra. Fernanda Vaisman, ex-diretora do Departamento e atual integrante da diretoria da SBEM Nacional. A live aconteceu no dia 27 de julho, no Instagram do Departamento.

A endocrinologista explicou que o câncer de tireoide na infância e adolescência é raro, afetando uma parcela muito pequena de pessoas abaixo dos 18 anos de idade. Segundo ela, menos de 1% de casos de câncer de tireoide no mundo estão relacionados à população pediátrica. Quando há casos confirmados, o prognóstico é bastante favorável e não compromete a qualidade de vida da criança ou do adolescente.

A Dra. Fernanda falou ainda sobre como é o diagnóstico, a abordagem e acolhimento aos pacientes, pais e familiares, o exame clínico, tratamento e como estão os debates sobre o assunto na comunidade médica. E fez um alerta:

“Não há a necessidade de investigação rotineira para achar nódulos na tireoide. Ele é raro, não é hereditário e nem contagioso, e ainda não sabemos a causa. É um diagnóstico que está no final das possibilidades e, apesar de ser um diagnóstico assustador, o prognóstico é bom. As crianças reagem muito bem ao tratamento, sem grandes problemas na vida”, explicou a especialista.

Confira os esclarecimentos.