Skip to main content
Em destaque

Câncer de Tireoide: Anvisa Aprova Novo Medicamento

By 6 de setembro de 2016julho 14th, 2020No Comments

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro de um novo medicamento para pacientes com câncer de tireoide diferenciados: carcinoma papilíferocarcinoma folicular ou carcinoma de célula de Hürthle. Trata-se da medicação Lenvima (mesilato de lenvatinibe).

A nova droga trata doenças raras, como é o caso destes carcinomas. Por isso, teve sua análise priorizada pela Anvisa. Ela é indicada para pacientes adultos em estado avançado ou metastático da doença, e que são resistentes à radioiodoterapia.

O responsável pela fabricação do medicamento será a empresa Pantheon Inc. no Canadá. Já a exportação ficará sob a responsabilidade da empresa Eisai Laboratórios LTDA.

Tipos de Câncer:

  • Papilífero: Esse é o tipo mais comum e está presente em cerca de 80% dos pacientes com câncer de tireoide. Afeta duas vezes mais as mulheres entre 30 e 50 anos. Geralmente cresce muito lentamente e muitas vezes se espalha para os gânglios linfáticos no pescoço. Espalhar para os pulmões ou ossos é raro.
  • Folicular: Responsável por cerca de 10 a 15% dos casos é o segundo tipo mais comum de câncer da tireoide. Também afeta mais as mulheres do que os homens entre os 40 e 50 anos. Não é comum se espalhar para os linfonodos. Porém, pode avançar para os pulmões ou ossos. Se for detectado enquanto o tumor é pequeno e confinado à tireoide, a taxa de cura total é alta (quase 95% em pacientes jovens). A taxa de cura diminui ligeiramente em pessoas mais velhas.
  • Célula de Hürthle: É considerado um tipo de carcinoma folicular. Ele é responsável por cerca de 3% dos cânceres da tireoide. É o mais difícil de ser detectado e tratado, pois é menos provável que absorva o iodo radioativo usado no tratamento.