web analytics
CampanhasEm destaque

Campanha Mundial de Informação e Esclarecimento

By 22 de maio de 2009 julho 8th, 2020 No Comments

Lançada em 30 de abril, durante o XIII Congresso Latino-Americano de Tireoide – LATS 2009, em Gramado (RS), a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide acontecerá entre os dias 25 e 31 de maio. A iniciativa da Thyroid Federation International (TFI), em parceria com a Merck Serono, tem o objetivo de informar o público e ensinar como reconhecer os sintomas da doença tireoidiana.

O principal objetivo da Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide é levar informações aos pacientes sobre a doença, ensinar como preveni-la e incentivá-los a procurar um endocrinologista para a realização dos exames preventivos. “Dessa forma, caso seja diagnosticada alguma alteração, como hipotireoidismo, hipertireoidismo ou um nódulo, o paciente pode solucionar a disfunção hormonal rapidamente com a ajuda de um especialista”, explica o diretor global de Marketing da Merck Serono, Gernot Beroset. 

A Dra. Ana Luiza Maia, chefe do Setor de Tireoide do Hospital das Clinicas de Porto Alegre, lembra que as doenças da tireoide são muito comuns, atingindo de cinco a oito vezes mais as mulheres do que os homens, mas muitos dos pacientes não relacionam os sintomas como sendo um problema tireoidiano. “Um sintoma muito comum em pacientes que sofrem de hipotireoidismo, doença causada pela deficiência do hormônio tireoidiano, é a depressão. Porém, muitas vezes as pessoas que passam a ter depressão costumam buscar ajuda psiquiátrica e, consequentemente, não conseguem solucionar o problema, já que a causa dessa depressão é uma disfunção da tireoide”, esclarece.

No Brasil, a Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide será celebrada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre, com a distribuição de materiais de cunho educativo para ajudar as pessoas a reconhecer os sintomas da tireoide e buscar a ajuda adequada. Um website (www.thyroidweek.com) também foi especialmente desenvolvido para levar informações e ajudar os pacientes sobre as doenças da tireoide. Dentro de uma semana o site trará as informações em português.

Fonte:Assessoria de Imprensa ADS Brasil