EBT 2012Em destaqueEventos Científicos

Básica e Clínica

By 30 de abril de 2012 julho 9th, 2020 No Comments

Foi uma manhã de informações complementares. Fazendo um balanço do período inicial do EBT 2012 no dia 30 de abril, a Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide e do evento, mencionou o altíssimo nível da conferência do Dr. Antonio Bianco. “Foram resultados de pesquisas de primeiro mundo em relação a ação das deiodinases e a importância que tem a regulação hormonal tireoidiana na célula e no próprio tecido alvo”.

Na conferência do Dr. Antonio Bianco, foi mencionado o papel das deiodinases, que modulam os efeitos biológicos dos hormônios tireoidianos nos diferentes tecidos. A palestra descreveu as várias formas de expressão das deiodases nos diversos tecidos (como, por exemplo, no sistema nervoso central e miorcárdio),  em diferentes circunstâncias (hipóxia, estresse do retículo endoplasmático) e como esses aspectos podem estar correlacionados com diversas doenças.

Em contraste com essa palestra, extremamente básica e experimental, foi realizado um debate, com duas horas de duração, onde foi discutida a rotina dos casos que são atendidos nos consultórios. “Falamos sobre as dúvidas que surgem em situações práticas do dia a dia dos especialistas”, explicou a presidente.

Ela também mencionou que foram colocados para o debate questões mais polêmicas, exatamente para a reflexão, entre elas a punção de nódulos. “Todos os pontos debatidos são questões controversas. O que mostramos foram as evidências que existem na literatura. Por esse motivo, a mesa foi chamada”‘Debates, Diagnósticos e Dicas”. A Dra. Laura Ward explicou que o grupo apresentou o que existe nas evidências científicas, mas que, infelizmente, a literatura é controversa e por esse motivo o tema foi discutido com a plateia.