Skip to main content

Confira as atividades da Semana Internacional da Tireoide 2019 na região Sudeste.

Espírito Santo

No Espírito Santo, foram realizados atendimentos e ações de conscientização para a população em diversos hospitais da região. Foram atividades de esclarecimentos e orientações sobre a tireoide e gestação, tema da campanha. Para divulgar a Semana Internacional da Tireoide na região também foi utilizada a mídia bus.

Minas Gerais 

Diversas atividades em Belo Horizonte marcaram a Semana Internacional da Tireoide na região. A população mineira contou com ações em shopping e distribuição de folhetos informativos sobre o tema da campanha. A mobilização também aconteceu no Centro de Especialidades Médicas Norte (CEM-Norte), da Faculdade de Medicina Unifenas.

Rio de Janeiro

A campanha da tireoide na cidade carioca teve início no evento Ação Global Revitalização do Estádio Célio de Barros, no início do mês de maio. A atividade contou com a participação do Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, e Dra. Karen Marca. Informações e esclarecimentos na área da endocrinologia e distribuição de folhetos sobre a Semana da Tireoide foram algumas das atividades.

Foram distribuídos, também, folhetos informativos nos Ambulatórios de Endocrinologia e Obstetrícia do Hospital dos Servidores do Estado, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), no INCA e no Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF).

No Maracanã, o vídeo institucional da campanha foi divulgado nos telões do estádio antes e no intervalo do jogo entre Flamengo x Athlético Paranaense. Para encerrar a Semana Internacional da Tireoide, a SBEM RJ e o Departamento de Tireoide promoveram palestra no CREMERJ para os profissionais de saúde sobre o tema da campanha. 

São Paulo

Diversas regiões da capital e interior de São Paulo estiveram envolvidas com a campanha da tireoide e realizaram atividades, desde o início do mês, para marcar a mobilização. Confira como foram as ações em cada cidade.

São Paulo – Capital

A campanha da tireoide foi citada durante o COPEM, realizado de 16 a 18 de maio, em palestras que tinham como tema disfunções tireoidianas. Além disso, a Regional SBEM SP também divulgou a Semana da Tireoide nas televisões locais.

Ações foram realizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) e no Ambulatório de Tireoide e Obstetrícia da Santa Casa, que contou com a colaboração da equipe de endocrinologia.

Na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o Dr. Rui Maciel falou sobre o tema tireoide na Disciplina da Endocrinologia. Também no local, pós-graduandos, alunos e residentes participaram da mobilização.

Santos

Na Baixada Santista, a campanha da tireoide teve início no dia 21 de maio. A ação foi realizada no Hospital Guilherme Álvaro, da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS). A Liga de Endocrinologia da universidade auxiliou na atividade.

Outras regiões de São Paulo

ABC, Araçatuba, Bauru, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Catanduva, Jaú, Ribeirão Preto, Marília, São Carlos 

Na região do ABC, a ação aconteceu na Faculdade de Medicina da região. Já em Araçatuba, a campanha contou com o apoio dos profissionais e alunos da Universidade Paulista (UNIP).

Em Bauru, as ações foram realizadas na Casa da Mulher e no Centro de Diagnósticos Unimed. Os profissionais das unidades distribuíram panfletos informativos e realizaram palestra para a população.

Em Bebedouro, o início da campanha aconteceu no dia 19 de maio com orientações para a população em local aberto.

Em Botucatu, a população e os profissionais de saúde receberam diversas orientações sobre tireoide e gestação desde o início do mês de maio. Foram realizadas aulas sobre o tema da campanha, distribuição de folhetos informativos e orientações em diferentes locais da região.

No Hospital das Clínicas de Botucatu, os alunos da Liga de Endocrinologia puderam se atualizar com a aula sobre tireopatias e gestação; os pacientes receberam o panfleto da campanha e as grávidas orientações no ambulatório de gestantes.

A Unicamp e a PUC Campinas realizaram diversas ações para marcar a Semana da Tireoide. Na PUC, aconteceu o Encontro sobre Tireoide e Gestação, com distribuição de folhetos informativos aos pacientes. Na Unicamp, as atividades foram no Centro de Saúde da universidade e no Centro de Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia com aula com o tema da campanha.

Em Catanduva, aulas, capacitações e ações para a população em hospitais. A mobilização contou com a participação de alunos da Liga Acadêmica do Hospital Emílio Carlos e residentes.

Em Jaú, os alunos de enfermagem da Faculdade Anhanguera e do curso do Senac puderam receber orientações sobre a campanha e o tema deste ano. Na faculdade foi realizada palestra para os estudantes e no Senac informes sobre a tireoide.

Os funcionários do Hospital Amaral Carvalho, na região, também participaram da campanha da tireoide. As profissionais que trabalham no local, e são gestantes, puderam assistir palestra com orientações sobre os problemas tireoidianos na gestação.

No Instituto Educacional Bezerra de Menezes (IBEM) e nas Faculdades Integradas foram realizadas palestras para os alunos do Instituto e os estudantes de Farmácia e Enfermagem da Universidade.

Em Ribeirão Preto, os Residentes da Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) também apoiaram a campanha.

Em Marília, a Faculdade de Medicina da região (FAMEMA) promoveu no dia 21 de maio uma aula no Centro Obstétrico Hospital Materno-Infantil. No decorrer da campanha, também foram realizadas atividades educativas no Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Unidade Materno Infantil do Hospital das Clínicas da unidade, que teve a participação dos Residentes da Faculdade. Além disso, aulas e panfletagem foram feitas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

São Carlos também participou da mobilização promovendo ações no Laboratório Unilab e na Universidade Federal de São Carlos. Durante as atividades os profissionais esclareceram as dúvidas da população, distribuíram os folhetos informativos da campanha e realizaram exame de palpação da tireoide.