Skip to main content
CampanhasEm destaqueSemana Internacional da Tireoide

Ações na Semana Internacional da Tireoide

By 2 de maio de 2017julho 15th, 2020No Comments

Maio é o mês em que a tireoide estará em pauta. O Departamento de Tireoide da SBEM já programou diversas atividades para a Semana Internacional, que será de 19 a 26 de maio.  Assim como nos últimos anos, as ações terão a colaboração das Regionais da SBEM. 

Regional Paraná 

A SBEM-PR irá distribuir panfletos nos ambulatórios de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná durante a semana de mobilização. Além disso, a instituição, junto com a Prefeitura, pretende montar uma tenda no Centro da Cidade para atender à população. Palpação da tireoide e esclarecimentos sobre o autoexame são alguns dos serviços oferecidos. A ação será realizada no dia 25 de maio, das 9h às 18h. 

Regional Mato Grosso do Sul

Já a SBEM-MS promoverá atividades para a população e para os especialistas. No Centro Especializado Municipal, da Prefeitura de Campo Grande, será oferecido atendimento aos pacientes que estão na fila do SUS aguardando consulta de nódulo tireoidiano com endocrinologista. O atendimento está previsto para 27 de maio durante todo o dia.

A atividade será monitorada pelos alunos de Medicina das Ligas de Endocrinologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Anhanguera (Uniderp), que irão tirar as dúvidas dos pacientes e seus familiares.

Durante o evento, os organizadores irão promover, pela manhã e pela tarde, aula para os Residentes de Clínica Médica sobre nódulos na tireoide.

Regional Rio de Janeiro

A Regional Rio de Janeiro da SBEM promove, em conjunto com o Departamento de Tireoide, um evento voltado para médicos para marcar a Semana Internacional da Tireoide. A atividade acontece no dia 20 de maio, no auditório do CREMERJ, na Praia de Botafogo, das 9h às 13h.

Os interessados podem realizar a inscrição no site da Regional (www.sbemrj.org.br) de forma gratuita. A ação é aberta não só para endocrinologistas, mas também médicos de diversas áreas. 

Atividades do evento:

  • Interpretação da USG dos nódulos de tireoide: quando indicar PAAF – Dr. Ricardo Delfim
  • Citologia dos nódulos de tireoide: sistema Bethesda – Dra. Ana Paula Vidal
  • Laboratório nos nódulos de tireoide – Dra. Rosita Fontes
  • Discussão de Casos Clínicos – Dra. Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira, Dra. Denise Momesso e Dra. Flávia Conceição

Regional São Paulo

Em Bauru

A SBEM-SP também realizará atividades no Bauru Shopping, em Bauru, nos dias 20 e 27 de maio, das 13h às 17h. Serão distribuídos folders e terá orientações para a população. O Dr. José Henrique Pereira de Castro está na coordenação.

São José dos Campos

A Associação Paulista de Medicina (APM), em São José dos Campos, também estará engajada na campanha de conscientização sobre os problemas da tireoide. No dia 25 de maio, será realizada uma palestra na APM – Casa do Médico -, aberta ao público sobre as principais doenças tireoidianas. O evento está marcado para às 20h.

Lins

Já na cidade de Lins/São Paulo, as ações estão marcadas para o dia 20 de maio. O evento acontece no Calçadão da cidade das 9h às 12h. Serão distribuídos para a população folders informativos e haverá também exame de palpação de tireoide.

São Paulo

A Santa Casa, em São Paulo, irá realizar no dia 22 de maio uma aula para leigos com orientações sobre a glândula da tireoide. Além dos esclarecimentos, serão distribuídos folders para quem estiver presente. A ação acontece das 9h às 11h.

Santos

A Associação Paulista de Medicina de Santos (APM) irá realizar nos dias 24 e 28 de maio atividades para a população santista de esclarecimento sobre nódulos na tireoide.

No dia 24, a instituição promoverá uma palestra aberta ao público na sede da Sociedade, às 19h30, O Dr. Érico Paulo Heilbrun será o palestrante. Já no dia 28, haverá exame clínico da tireoide na Barraca da Praia da APM, próximo ao canal 3. A atividade será encerrada com uma aula de zumba das 11h às 12h.

Piracicaba

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba irá promover no dia 24 de maio ação referente à Semana Internacional da Tireoide.

O evento, denominado “Dia da Palpação da Tireoide”, será realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Serão dois horários: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. O Dr. Luis Carlos Casseb Filho é o coordenador da campanha na região.

Regional Santa Catarina

Chapecó

No dia 25 de maio, os alunos do Curso de Medicina da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) irão promover ação em alusão a Semana Internacional da Tireoide. Os estudantes irão orientar e distribuir panfletos sobre as doenças tireoidianas no Shopping Pátio Chapecó. A mobilização acontece das 10h30 às 19h e tem como coordenadora a Dra. Mari Cassol.

Joinville

Em Joinville a promoção acontecerá no dia 27 de maio no Instituto Catarinense de Endocrinologia e Diabetes (ICED), das 8h às 12h. Para participar da atividade é preciso fazer um agendamento por telefone (47- 30283894) em horário comercial.

Os participantes serão consultados por um especialista, além de realizar exame de sangue e ultrassonografia da tireoide, se for necessário para o pacientes.